O Gnome Shell tem ganhado novos recursos e funcionalidades a cada liberação de nova versão. Desde seu lançamento em abril de 2011, novidades foram surgindo aos poucos como o Gnome Contas Online, integração entre a tela de bloqueio e a origem de entrada, melhorias na lista de Atividades, novo desingner da Bandeja de Mensagens, mais recursos no Configurações do Sistema, etc. Apesar de todas as principais forças de trabalho parecerem mais ativas no núcleo do sistema também há uma preocupação no desenvolvimento de aplicações de conteúdo.
Sensíveis ao fato de que o usuário de computador atual adora produzir e compartilhar conteúdo, o time de desenvolvedores estão trabalhando no desenvolvimento de recurso que proporcionem uma melhor maneira do usuário acessar e trabalhar com conteúdo. A ideia é complementar as aplicações atuais para que as mesmas atendam às novas necessidades do usuário de forma objetiva e rápida, proporcionando ao mesmo maneiras de pesquisar e encontrar o conteúdo produzido ou disponibilizado com coisas como busca rápida e integração à nuvem.
Um bom exemplo desse comprometimento com a nova abordagem ao conteúdo pode ser visto nas funcionalidades que vêem sendo acrescentadas ao gerenciador de arquivos em vez de se criar uma nova aplicação só para suprir essa demanda.
Entretanto, um conjunto de novas aplicações de conteúdo estão sendo pensadas com o intuito de fornecer uma maneira rápida e fácil de trabalhar com o conteúdo e integrá-lo na nuvem. A ideia é que, mesmo sendo aplicações diferentes, seja utilizada um conjunto de componentes de interfaces que podem ser reutilizadas em cada uma dessas aplicações.
Abaixo vemos alguns mockups do que os desenvolvedores planejam para o futuro do Gnome Shell.
Documentos
A aplicação Documentos já está disponível há algum tempo e tem sido melhorada a cada versão. Atualmente ela tem a aparência abaixo em meu Debian Wheezy (Gnome 3.4):
Mas vejamos o mockup.
Música
Fotos
Vídeos
O Totem está se encaminhando para tornar-se a aplicação Vídeos. A aplicação Fotos está em seu estágio inicial e algumas atividades tem sido direcionadas em torno da aplicação Fotos e Música. Ainda há a aplicação Transferências, que ainda está apenas no papel, mas cujo uso será para o compartilhamento do conteúdo do usuários para as nuvens e redes sociais através de um implemento na aplicação Contas Online.
Fonte: afaikblog
que inveja, queria o meu debian com esse gnome...talvez eu aprenda a usar o jhbuild só quando tiver no gnome 3.10 ou 3.12...
ResponderExcluirLex, achei legal ver o livrinho do vim entre seus documentos, sei que ele já merece atualizações, mas aquin no interior do Ceará a net é sofrível e não me permite muita coisa.
ResponderExcluirAh, sim, @google-a5f3d249cc5053cdc1eb4ede60fd2f45:disqus , ele tem sido muito útil.
ResponderExcluirSempre recomendo-o a todos.