terça-feira, 19 de julho de 2011

Google Chrome ou Chromium no Debian Squeeze


Como todos sabem os navegadores padrões que vêem instalados no Debian é o Epiphany e o Iceweasel. No entanto, temos diversas outras opções de instalação a partir dos repositórios. Atualmente um dos browsers que mais tem ganho adeptos é o Google Chrome, desenvolvido pela Google a partir do projeto de código livre denominado Chromium. Veremos nesse artigo como instalar tanto o browser oficial da Google quanto o do projeto Chromium.

Instalando o Google Chrome

Existem duas formas de instalar o Google Chrome, através do repositório da Google ou fazendo o download diretamente do site do Chrome. A melhor forma seria a primeira, já que é mais prática, segura e permite um melhor gerenciamento através do apt-get. Entretanto, a Google demora a repor as versões desse repositório e, quase sempre, as versões estão sempre atrasadas em relação à que é disponibilizada no site. São três as versões no repositório: beta, stable e unstable. Pra você ter uma ideia, a versão corrente do Chrome é a 12, enquanto que as versões no repositório, respectivamente, são: 7.0.517, 8.0.552 e 9.0.576. Você decide qual a melhor versão pra você se decidir instalar pelo repositório.

Para adicionar o repositório da Google, abra seu editor de texto favorito e adicione a seguinte linha ao arquivo /etc/apt/sources.list:
deb http://dl.google.com/linux/deb/ stable non-free
Depois adicione a chave gpg ao apt com:
$ wget -q -O - https://dl-ssl.google.com/linux/linux_signing_key.pub | sudo apt-key add - 




Agora é só atualizar a lista de pacotes e instalar:
$ sudo aptitude update
$ sudo aptitude install google-chrome-stable (ou a versão que você decidir)

Já para instalar pelo site da Google, basta ir no link, escolher a versão correta para o seu sistema, esperar o download e instalar com o comando:
$ sudo dpkg -i google-chrome-stable_current_i386.deb

Instalando o Chromium

Existe uma versão do Chromium nos repostitórios oficiais do Debian, entretanto, é uma versão bem antiga (6.0.472) que eu não aconselho instalar por não dar suporte a muitas das tecnologias atuais. Então para instalar uma versão mais atual, ou mesmo a versão ainda em desenvolvimento, devemos recorrer ao repositório ppa do Chromium para o Ubuntu Lucid. Novamente, no seu editor favorito, adicione a seguinte linha no arquivo /etc/apt/sources.list:
Para a versão corrente (12.0.x):
deb http://ppa.launchpad.net/chromium-daily/stable/ubuntu lucid main
Para a última versão em teste (14.0.825):
deb http://ppa.launchpad.net/chromium-daily/ppa/ubuntu lucid main
Adicione a chave gpg no apt:
$ sudo apt-key adv --recv-keys --keyserver keyserver.ubuntu.com 4E5E17B5
Agora é só atualizar a listagem de arquivos e instalar:
$ sudo aptitude update
$ sudo aptitude install chromium-browser
O chato de instalar a versão de testes é que ela é atualizada diariamente.

Atualização

Se você seguiu nosso post sobre como adicionar PPA's no Debian com o script  add-apt-repository bastará apenas digitar os seguintes comandos no terminal substituindo todos os procedimentos mencionados anteriormente:
$ sudo add-apt-repository ppa:chromium-daily/stable
$ sudo aptitude update
$ sudo aptitude install chromium-browser

6 comentários:

  1. Acho que não deu!


    root@debian:/home/alexandre# wget -q -O - https://dl-ssl.google.com/linux_singing_key.pub | apt-key add -
    gpg: nenhum dado OpenPGP válido encontrado.
    root@debian:/home/alexandre#

    Tem algum outro endereço ou algum erro no meu procedimento?

    ResponderExcluir
  2. Você tem razão, camarada!
    A Google resolveu atualizar as coisas por lá e mudou o link da chave gpg. Eu atualizei o post com o link correto. Creio que dessa vez deve dar tudo certo.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde!

    Add repositório
    Add Key gpg
    Atualizei repositórios

    Mas não acha o pacote do chrome.

    O que pode ser isso?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. @Paulo Rosa,
    Se você está tentando instalar o Google Chrome, as vezes ocorre do pacote ser retirado do repositório antes de colocarem a nova versão. Tenho experimentado isso algumas vezes. Tente reinstalá-lo em outro momento ou instale o Chromium.

    ResponderExcluir
  5. Régis Soutello Pessolano12 de março de 2012 07:46

    Lex Aleksandre Instalei o Chromium Versão Estável Atual 18.0.996.0 Porém ele está com um problema interno de JavaScript que quando eu vou na página de Downloads nada aparece! Você sabe como eu poderia resolver? Sei que não é sua área mas se souber de algo obrigado! Excelente artigo Grande Abraço!!

    ResponderExcluir
  6. Régis Soutello Pessolano ,
    Muito estranho esse seu problema. Não será alguma das suas extensões instaladas. Tente desativar todas para ver se volta tudo normal.

    ResponderExcluir