sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Forçando a instalação de extensões no Firefox/Iceweasel


O ciclo de atualização do Firefox mudou e agora o tempo entre cada release foi encurtado. Isso é bom por um lado mas por outro nos deixa o inconveniente das extensões ficarem incompatíveis com a nova versão até que as atualizações sejam liberadas pelo Mozilla team security.

Mas para uma solução paliativa podemos forçar a instalação das extensões que saibamos da procedência e que não comprometerá a nossa segurança e privacidade. Para isso siga os passos:

Passo 1. Na barra de endereços do Firefox, digite “about:config” e dê um Enter;
Passo 2. Leia o alerta e clique em “Eu serei cuidadoso, prometo!”;
Passo 3. Em um espaço em branco da página, clique com o botão direito do mouse, aponte para “Novo” e clique em “Boolean”;
Passo 4. Na janela que deve surgir, digite “extensions.checkCompatibility.6.0” e pressione “OK”; (o número aqui é de acordo com a versão que você está utilizando)
Passo 5. Escolha a opção “false” e clique em “OK” novamente;
Passo 6. Reinicie o Firefox e experimente instalar aquela extensão incompatível.

Os passos descritos aqui valem tanto para as extensões normais como para os add-ons de tradução. Entretanto, aviso que a versão do add-on de tradução do Firefox 5 me deu problema ao usá-la no Iceweasel 6.0 no Debian Squeeze. O problema foi sério e me obrigou à próximo ação.

Atualização aos usuários Iceweasel: A Mozilla acaba de liberar a versão 6.0 do add-on Interface pt-Br do nosso amigo hultmann. Siga o link, instale e reinicie o Iceweasel para tê-lo traduzido para o português brasileiro.

E quando ocorrem erros...

E caso você siga esses procedimentos e tenha algum problema para iniciar seu browser novamente, inicie-o no modo seguro. Digite em um terminal:
$firefox -safe-mode (ou iceweasel -safe-mode)
E escolha, no box que se abrirá, a opção "Disable all add-ons" e, depois de ter o browser já aberto, poderá adicionar novamente as extensões, tendo o cuidado de deixar desativada somente aquela que você suspeita que causou o problema (geralmente a última extensão instalada). Se mesmo assim o problema persistir, reinicie novamente com o comando acima e dessa vez, além de escolher a opção "Disable all add-ons", também marque a opção "reset all user preferences to Firefox (Iceweasel) defaults".


Faça por sua conta e risco! :)

10 comentários:

  1. Bah.. era tudo que eu queria. Grande dica.

    ResponderExcluir
  2. Grande dica!
    Eu não havia pensado em uma solução tão simples.
    Vlw!

    ResponderExcluir
  3. Aqui deu certo também, obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  4. Testei aqui no Firefox Nightly e também funciona. Excelente.

    ResponderExcluir
  5. Opa, tudo bem?
    Então, posso te fazer um pergunta meio idiota? (Além dessa claro!)
    Sempre que eu tento colocar o Firefox aqui no Squeeze, da pau, ou começa a dar pau no Iceweasel, eu já li uns 300 tutoriais por ai falando como faz, mas nenhum é específico para o Squeeze, será que tem como dar uma mão?
    Valeu, agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Djalma!

    Quando você fala em colocar o Firefox no Squeeze, você diz pegar um pacote do Firefox oficial e instalá-lo no Debian?
    Mas é o seguinte, não há como você usar o Firefox e o Iceweasel ao mesmo tempo. Ambos utilizam a mesma pasta no diretório do usuário. E o próprio Iceweasel utiliza um atalho do Firefox para configurar o path de browser no ambiente Gnome.
    Mas eu afirmo para você, Djalma, não há diferença alguma entre o Firefox e o Iceweasel (além, claro, do nome). Siga os passos que descrevi nesse outro post para atualizar o Iceweasel (http://debianmaniaco.blogspot.com/2011/06/atualizando-o-iceweasel-para-versao-50.html), que no final você terá a versão 6.0 operando no seu sistema. E quando sair as demais versões elas serão atualizadas automaticamente.
    Até!

    ResponderExcluir
  7. Olá Lex, eu segui o seu tutorial, mas ele não atualizou o meu Iceweasel!
    Juro que fiz tudo direitinho!

    ResponderExcluir
  8. Quanto eu mando ele instalar, ele fala que eu não tenho um tal de "xulrunner- 6.0", ai eu fui tentar instalar esse negócio, e fala que eu preciso ter um tal de "libnss3-1d", eu tenho mas minha versão está desatualizada, e eu não consigo atualizar-la!
    Tem como dar um help ai?!

    ResponderExcluir
  9. Consegui atualizar!
    Li um outro post seu explicando, deu certinho!
    Valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  10. magnifico!
    algo semelhante para o icedove 5?

    ResponderExcluir