Nativamente o Debian Squeeze vem com o BrOffice 3.2.1 mas, como todos sabem, o padrão das distros com os pacotes mais recentes é a suíte LibreOffice. Aqui veremos como instalar o LibreOffice mais recente no Squeeze utilizando os backports do Debian.
O primeiro passo é adicionarmos o repositório dos backports no arquivo /etc/apt/sources.list. Se você já leu nosso artigo sobre a sources.list já deve ter esse repositório adicionado. Mas caso não, a edição desse arquivo deve ser realizada em seu editor preferido. Adicione a seguinte linha em seu sources.list:
deb http://backports.debian.org/debian-backports squeeze-backports main
Mas deveremos ter também o repositório oficial nessa listagem pois notei que em algumas instalações, como no XFCE e LXDE, outros pacotes necessitam ser instalados como dependências. Por isso, confira se o seguinte repositório está no seu sources.lis:
deb ftp://ftp.br.debian.org/debian/ squeeze main contrib non-freeAgora, em um terminal, insira os seguintes comandos:
$ sudo aptitude updateAgora iremos remover a versão openoffice.org antiga:
$ sudo aptitude remove openoffice.org-common openoffice.org-core openoffice.org-gnome openoffice.org-writer openoffice.org-help-en-us openoffice.org-l10n-pt-br openoffice.org-help-pt-br openoffice.org-l10n-pt openoffice.org-help-pt
Aceite a solução que o próprio apt irá sugerir e aguarde a remoção dos pacotes. Depois proceda à instalação do LibreOffice com:
$ sudo aptitude install -t squeeze-backports libreoffice libreoffice-l10n-pt-br libreoffice-gtk
Agora você tem instalado a mais nova versão da sua suíte office favorita.