A equipe Debian, por prezar pela segurança e estabilidade, deixa de fora dos lançamentos de seu sistema alguns recursos que outras distros linux fazem questão de alardear aos quatro ventos. Um desses recursos é o boot gráfico animado que vem em praticamente todas as distribuições linux da atualidade e que agrada a maioria (senão todos) dos usuários.
Dois dos principais pacotes que oferecem esse recurso é o Plymouth e o Splashy dada a facilidade de instalação e configuração no Debian. Veremos como instalar o primeiro!
O Plymouth
O Plymouth é uma aplicação que roda bem no início do processo de boot (até mesmo antes do sistema de arquivos raiz ser montado!) e que fornece uma animação de inicialização gráfica, também conhecida como bootsplash, enquanto o processo de boot acontece em segundo plano. Em modo texto ou modo gráfico, as mensagens de inicialização são completamente ocultadas. Depois que o sistema de arquivos raiz é montado como leitura e escrita, as mensagens são direcionadas para /var/log/boot.log. Além disso, o usuário pode ver as mensagens a qualquer momento durante a inicialização pressionando a tecla Esc.
O Plymouth suporta vários "splash" e já vem com vários exemplos de temas para escolha do usuário.
Instalando o Plymouth
Em um terminal digite os seguintes comando:
$ sudo aptitude install plymouth plymouth-themes-all plymouth-x11 v86d
Após a instalação precisamos definir o tema splash a ser utilizado. Para listarmos os temas que vêem com o Plymouth digite no terminal:
Primeiramente vamos editar o arquivo /etc/initramfs-tools/modules; adicione a seguinte linha no final do arquivo:
$sudo plymouth-set-default-theme -lVocê deverá obter a seguinte listagem:
$ sudo plymouth-set-default-theme -lBasta escolher um dos temas e rodar o seguinte comando para gerarmos um novo initrd:
details
fade-in
glow
script
solar
spacefun
spinfinity
text
$sudo plymouth-set-default-theme spacefun --rebuild-initrd
Da forma como está teremos o tema padrão do Squeeze, denominado de spacefun, que é a animação de um foguete partindo da Terra para Saturno durante a inicialização, e o mesmo foguete retornando de Saturno para a Terra no desligamento/reinicialização do sistema.
Depois de definido o tema, agora temos que configurar a resolução do bootloader para que se adeque ao tema e à resolução do suportável pelo driver de vídeo. Para a maioria dos casos podemos usar a resolução padrão, que é 1024x768. Isso é feito alterando duas linhas no arquivo /etc/default/grub. Vamos editar esse arquivo no editor de texto padrão do Debian; digite num terminal como root:
$sudo nano /etc/default/grub
Localize a seguinte linha (geralmente é a sétima linha):
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet"
E edite-a deixando-a assim:
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash"
A próxima linha a ser editada é a seguinte (geralmente a 21ª linha):
#GRUB_GFXMODE=640x480
Descomente-a deixando-a da seguinte forma:
GRUB_GFXMODE=1024x768
Agora é só rodar o comando para atualizar o bootloader:
$ sudo update-grub2
Agora basta reinicializarmos o sistema para vermos o Plymouth em ação. Se o spacefun não te agradou é só rodar novamente o comando de definição de tema como em:
$ sudo plymouth-set-default-theme solar --rebuild-initrd
Note que o tema spacefun foi trocado pelo solar. Proceda da mesma forma para o tema de sua preferência. Será necessário reiniciar o sistema novamente para conferir o resultado.
E quando as coisas não dão certo...
Bom, mas pode ocorrer de você fazer tudo isso e o máximo que conseguiu foi uma barra azul com branco crescente em uma tela preta durante o boot. Esse foi o meu caso! Isso deve-se ao fato do Plymouth trabalhar em sistemas com drivers que utilizem o DRM modesetting. Para os outros casos podemos utilizar a interface /dev/fb na inicialização do sistema (o conhecido modo Framebuffer). Para isso precisamos configurar mais alguns arquivos para nos certificarmos de que tudo correrá bem. E quando as coisas não dão certo...
Primeiramente vamos editar o arquivo /etc/initramfs-tools/modules; adicione a seguinte linha no final do arquivo:
uvesafb mode_option=1024x768-24 mtrr=3 scroll=ywrapAgora precisamos criar o arquivo splash na pasta /etc/initramfs-tools/conf.d/:
Acrescente nesse arquivo a seguinte linha:$ sudo nano /etc/initramfs-tools/conf.d/splash
FRAMEBUFFER=yAgora preciamos voltar ao arquivo do bootloader para que o framebuffer seja carregado já na inicialização e com a resolução conveniente:
Localize a linha que tínhamos alterado para GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash" e deixe-a assim (o conteúdo fica em apenas uma linha):$ sudo nano /etc/default/grub
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash nomodeset video=uvesafb:mode_option=1024x768-24,mtrr=3,scroll=ywrap"Agora basta rodarmos os dois comando abaixo e reiniciarmos o sistema:
$ sudo update-grub2Pronto, agora você tem um Debian mais bonito!
$ sudo update-initramfs -u
Atualização: Todos os procedimentos descritos aqui foram testados e são válidos para o kernel default do Debian (no caso o 2.6.32-5-686, se você usa a versão i686); eu instalei a versão mais atual do backports (2.6.39-bpo.2-686-pae) e junto com ela foram atualizados os pacotes linux-base e initramfs-tools e a animação de boot não funcionou (só ficou uma tela preta sem que o sistema inicializasse). Portanto, fiquem atentos!
Fonte: wiki.debian.org