domingo, 9 de janeiro de 2011

Instalando Debian 6.0 + Xfce em Netbooks, Laptops ou Micros Antigos


Olá, a todos!
Hoje demonstrarei como instalar o novíssimo Debian Squeeze (ou simplesmente Debian 6.0) em máquinas com hardware limitado, como pcs antigos, netbooks ou alguns laptops.
Sempre fui usuário do Gnome e considero-o um ambiente de trabalho fantástico. Entretanto, como ainda possuo um velho PC Pentium 4 de 512 MB de RAM como desktop em casa (pra despistar meus sobrinhos) e um notebook Positivo Mobile, optei por usar a mesma distribuição Linux e o mesmo gerenciador de janelas nas duas máquinas. Cheguei a experimentar Fluxbox, Enlightenment e Lxde, mas o que considerei mais prático e tão completo como o Gnome foi o Xfce.
Instalaremos o Debian do zero, ou seja, faremos o download da iso netinstall (188MB) ou business card (44MB), que permitem obtermos um sistema Debian básico (sem servidor gráfico e sem gerenciador de janelas - apenas linha de commando). A partir daí instalaremos cada pacote necessário para um ambiente enxuto e leve.


Botando a Mão na Massa


Baixe a iso no site do Debian Installer. Como disse, escolha a netinst i386 ou a business card i386 e tratem de gravá-la na mídia adequada (suponho que saibam fazer tal façanha. rsrs).
Recomendo que você ligue sua máquina à uma conexão à internet com fio pois pode ocorrer da sua placa wireless não ser reconhecida pelo instalador (algo bem raro de ocorrer). Usando a mídia já com a iso gravada, inicialize seu computador, configure idioma, teclado, nomes de host e usuário e senhas. Não detalharei porquê suponho que seja intuitivo para você. Quando chegar na tela de Seleção de Software, desmarque a opção de instalar o Ambiente Desktop.




Nesta tela, use a barra de espaço para desmarcar o Ambiente Desktop. Deixe marcado apenas a opção Laptop e Ambiente Básico.
Prossiga com a instalação até o final onde obteremos essa tela:



Remova a mídia de instalação e reinicie o sistema.


Do Terminal para o Desktop


Obtendo Super Poderes


Atualizado


Os procedimentos descritos abaixo podem ser substituídos simplesmente não colocando a senha do usuário root ainda durante a instalação (deixando-a em branco). Isso automaticamente determinará que o seu usuário seja inserido no grupo sudo, passando a ter o status de administrador do sistema. Veja a figura abaixo! 




Agora procederemos à instalação do restante do sistema. Resolvi adotar a forma de gerenciamento do sistema utilizado pelo Xubuntu em que o usuário tem a possibilidade de executar ações com privilégios de superusuário através do sudo. Então, depois de logado com seu usuário comum e depois passar a ser usuário root (bastando pra isso digitar su) digite o seguinte no prompt:
aptitude install sudo

Agora vamos incluir seu usuário no grupo sudo com a ajudo do visudo. Digite no prompt:
visudo
O arquivo /etc/sudoers será aberto para edição. Procure pelas seguintes linhas:
# User privilege specification
root ALL=(ALL) ALL

Abaixo delas acrescente seu usuário, ficando assim:
# User privilege specification
root ALL=(ALL) ALL
debianmaniaco ALL=(ALL) ALL

Salve o arquivo com CTRL+O e feche-o com CTRL+X.
Agora faça logout da conta root com CTRL+D para retornar ao seu usuário normal.
Agora vamos definir o sudo como principal modo de usuário para que, ao lançarmos aplicativos que antes necessitavam da senha do root para serem usados, passem a pedir a sua senha de usuário. Digite no terminal:
gconftool -s --type bool /apps/gksu/sudo-mode true
Servidor Gráfico


Intalaremos primeiramente o servidor gráfico (xorg.org):
sudo aptitude install xserver-xorg xorg xfonts-base xfonts-100dpi xfonts-75dpi xfonts-scalable
Audio


Para fazer nosso sistema falar, instalaremos os componentes básicos:
sudo aptitude install alsa-base alsa-utils linux-sound-base alsa-oss oss-compat
O Ambiente de Trabalho: Xfce


Procedemos com a instalação do ambiente de trabalho básico (Xfce), gerenciador de login (gdm), um aplicativo gerenciador de rede (cabeada e wifi) e o emulador de terminal do xfce.
sudo aptitude install xfce4 gdm wicd xfce4-terminal
Para que o Xfce ficasse bem completo poderíamos ter acrescentado o pacote xfce4-goodies, mas ele instala alguns aplicativos não tão bons (ao menos para mim) e realiza algumas configurações que não me agradam. Por isso escolheremos os pacotes desejados com:
sudo aptitude install iceweasel gpicview mousepad evince xfce4-genmon-plugin xfce4-xkb-plugin xarchiver libburn4 xfce4-verve-plugin libtagc0 xfce4-cpufreq-plugin libxmlrpc-c3 xfce4-taskmanager xfce4-mailwatch-plugin xfce4-notes-plugin xfce4-battery-plugin xfce4-netload-plugin thunar-archive-plugin xfce4-wavelan-plugin lm-sensors xfce4-systemload-plugin thunar-media-tags-plugin xfce4-diskperf-plugin xfce4-fsguard-plugin xfce4-cpugraph-plugin xfce4-datetime-plugin xfce4-artwork xfce4-smartbookmark-plugin xfce4-power-manager xfce4-power-manager-data xfce4-power-manager-plugins xfce4-quicklauncher-plugin libisofs6 xfce4-mount-plugin xfburn xfce4-sensors-plugin xfce4-screenshooter xfce4-clipman xfce4-places-plugin xfce4-clipman-plugin xfce4-dict libsensors4 xfce4-notifyd galculator

O xfce4-goodies instalaria o visualizador de imagens risetto e nós o substituimos por um bem melhor (gpicview). Também não teríamos um navegador (IceaselFirefox). Outros acréscimos: um editor de textos, visualizador de imagens, gerenciador de energia, plugins, sensores do sistema (cpu, temperatura, etc) e o sistema de notificação do Xfce, entre outros. 


Deixando o Sistema Bonito


Para aqueles que gostam de ficar enfeitando o desktop, vamos instalar alguns temas básicos, ícones e cursores:
sudo aptitude install dmz-cursor-theme gnome-icon-theme gtk2-engines-murrine

Mudando os Repositórios Debian


Para seguirmos instalando mais aplicativos ao nosso sistema, teremos que transformar nossa source.list, adicionando o contrib non-free em cada uma de suas linhas. Então, digite no terminal:
sudo nano /etc/apt/sources.list

Voce pode apagar todas as linhas relacionadas aos repositórios e trocá-las por essas:
#mirros oficiais
deb ftp://ftp.br.debian.org/debian/ squeeze main contrib non-free
deb-src ftp://ftp.br.debian.org/debian/ squeeze main contrib non-free

#mirros de segurança
deb http://ftp.br.debian.org/debian-security/ squeeze/updates main contrib non-free
deb-src http://ftp.br.debian.org/debian-security/ squeeze/updates main contrib non-free


Agora vamos atualizar os repositórios com:
sudo aptitude update

E prossigamos com o restante da instalação:


Utilitários:


Para sermos capaz de ler e escrever em sistemas FAT, particionarmos e formatarmos discos e pendrivers, compactarmos e descompactarmos arquivos nas mais diversas versões, monitorarmos os discos, o status da bateria e rede elétrica, instalaremos:
sudo aptitude install dosfstools gparted rar unrar zip unzip smartmontools laptop-mode-tools

Bluetooth:


Você precisa utilizar o bluetooth, então instale o blueman, que gerencia os dispositivos dessa tecnologia:
sudo aptitude install blueman

Complementando o Sistema


Nosso sistema não seria completo se não pudéssmos ver vídeos, ouvir música, conversar com os amigos. Então instalaremos um programa de mensagens instantânea (Pidgin), um processador de textos (Abiword), um player de vídeo e outro de música, um programa de manipulação de imagens (gimp), um utilitário de pesquisa no desktop (catfish), um cliente de torrent e outro de IRC.
sudo aptitude install pidgin pidgin-libnotify pidgin-otr parole gmusicbrowser cheese gimp abiword catfish transmission xchat

Bom, isso aqui já está se alongando por demais! Reinicie seu sistema e veja-o com outros olhos.
sudo reboot




Em outros posts eu darei mais dicas para tornar seu desktop mais completo. Até breve!

39 comentários:

  1. Olá, amigo, sou de Fortal-CE, você teria como disponibilizar esse seu sistema em .iso?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Olá, @Felipe Pessoa.
    Obrigado por seu interesse e comentário.
    Você fala sobre uma .iso do sistema personalizado da forma que está? Porquê se seu interesse for o Debian Squeeze com Xfce, pode fazer o download da .iso do live-cd da página do Debian Live Project em http://live.debian.net/cdimage/daily-builds/squeeze/current/i386/iso-hybrid/debian-live-squeeze-i386-xfce-desktop.iso

    ResponderExcluir
  3. Vou baixar e testar esse squeeze xfce, mas na verdade fiquei interessado nessa versão que você montou, a minha experiência em linux, uso há 2 anos, sempre foi no Ubuntu e derivados pelas facilidades, mas tô querendo ver como é o Debian em si, mas sou muito leigo para uma instalação na unha. O lubuntu 10.04 (lxde) reconhece meu wireless realtek 8187b, mas no Crunchbang, que é baseado no Debian não consegui [...] Queria algo leve para o meu netbook Mobo Positivo, o "hd" dele é apenas míseros 1,8gb. 7", 512mb, 1ghz.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. O link acima, por ser um livecd, te permitirá testar a detecção de hardware sem a necessidade de instalação. Essa sua placa wireless é suportada pelo kernel 2.6.32. Inclusive é a mesma placa do meu notebook. De qualquer forma, se der galho, sempre é possível ativar o módulo responsável por ela ou até mesmo compilar outro.

    ResponderExcluir
  5. instalei no VirtualBox, rodou 100%, parabéns pelo tutorial, espero ansioso mais dicas abraço!

    alguma dica de como instalar os plugin de flash, java e tal?

    ResponderExcluir
  6. tentei instalar o flash usando um pacote .deb

    mais o debian n reconhece! alguma dica?

    ResponderExcluir
  7. Assim que conseguir um tempo pretendo postar sobre a instalação de multimídia no Squeeze. Mas para adiantar, você instala java e flash com o seguinte comando:

    sudo aptitude install flashplugin-nonfree sun-java6-bin sun-java6-jre

    ResponderExcluir
  8. Criei um post no meu blog usando esse seu como base ok? o endereço do meu blog é www.rherisonj.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Sem problemas, Rherison Jhones. Sinta-se a vontade!

    ResponderExcluir
  10. Eu tentei fazer dessa forma, mas fiquei com um problema no XFCE.
    Na hora de encerrar a sessão, quando clico em qualquer botão ele fica pedindo senha.
    Já tentei digitar a senha de usuário ou do root e não adianta. Sabe o que pode ser?

    ResponderExcluir
  11. Muito estranho!
    Você adotou o modo sudo como descrevi?

    ResponderExcluir
  12. Não, já me acostumei a usar o su quando preciso. Então pelo jeito o problema foi esse né?

    ResponderExcluir
  13. Acabei de fazer o teste e é isso mesmo. Foi só configurar o sudo que deu certo.

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Segui o seu tutorial para testar o Debian. Quando chego na parte para configurar o sudo: "gconftool -s --type bool /apps/gksu/sudo-mode true"
    da erro que não existe esse arquivo. O que pode ser?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  15. Muito massa a seleção de pacotes. Curti io gpicview. Tenho o ristretto, gpicview e geeqie instalados (meu preferido é o geeqie, que é muito confortável, versátil e também ultra-leve - le é um fork do velho e bom gqview).

    ResponderExcluir
  16. granadian,
    Penso que já te respondi essa pergunta por e-mail mas vou responder aqui para assim alcançar mais pessoas que passam pelo mesmo problema. O erro que você está obtendo é por conta da falta do pacote sudo. A instalação do mesmo, como é feita no passo anterior a esse comando aí, resolve o problema.

    cstropz,
    Obrigado por compartilhar conosco sobre o geeqie. Eu não o conhecia. Mas no mundo do opensource é assim mesmo; temos tantas opções que até temos excelentes softwares que ficam no anonimato.

    ResponderExcluir
  17. Ontem estava procurando por um tutorial sobre como instalar o Debian com o XFCE, e achei esse seu blog, segui o tutorial e deu tudo certo! Depois dei uma olhada em seus outros posts e achei o blog muito interessante. Eu ainda não sei muita coisa sobre linux, mas consigo até me virar um pouco, você está precisando de alguém para ajudar no blog? Se estiver me manda um email, porque já até pensei num post, "como instalar o driver nvidia no debian", sei que tem muitos tutoriais por ai, mas é sempre bom um novo feito apartir do debian netinst. Ontem após seguir seu tutorial instalei o driver da nvidia que baixei direto dela e funcionou corretamente. Então creio que de para montar um tutorial baseado no que eu fiz. De qualquer maneira, parabéns pelo teu blog, já está nos meus favoritos. E como eu disse estou afim de montar um blog sobre o debian, mas me identifiquei bastante com o seu, se estiver precisando de colaborador para os posts, me manda um email.

    ResponderExcluir
  18. granadian: sobre seu problema com o gconf-tool, também tive esse problema, resolvi com o seguinte comando: sudo aptitude install gconf2, após fazer isso consegui executar o comando gconf-tool (lembrando que o comando é rodado em modo root, ou com sudo)

    ResponderExcluir
  19. Não to conseguindo usar o touchpad, na parte do mouse não tem opção de click duplo com touchpad

    ResponderExcluir
  20. Olá.

    Estou tendo problemas pra usar o touchpad após a instalação.
    Como faço configuração do Synaptic Touchpad - Enable Multitouch Emulation no Xfce. Não consigo dar duplo click no touchpad como toque, e nem nos cantos como barra de rolagem?
    Tentei de fazer isso mexendo no X :1 - configure mas não consigo modificar.

    ResponderExcluir
  21. Veja se ajuda: http://www.eriberto.pro.br/blog/?p=624

    ResponderExcluir
  22. Veja se ajuda: http://www.eriberto.pro.br/blog/?p=624

    ResponderExcluir
  23.  Eu também tive algumas dificuldades com o touchpad. Resolvi adicionando o seguinte conteúdo no arquivo /usr/share/X11/xorg.conf.d/50-synaptics.conf:

    Section "InputClass"
            Identifier      "Touchpad"                      # required
            MatchIsTouchpad "yes"                           # required
            Driver          "synaptics"                     # required
     
         
        #option        "EmulateMidButtonTime"        "180"
        option          "EmulateTwoFingerMinZ"         "0"
        #option          "EmulateTwoFingerMinW"      "8"

        option        "VerteScrollDelta"        "250"
        option        "HorizScrollDelta"        "250"
        option        "VertEdgeScroll"        "1"
        option        "HorizEdgeScroll"        "1"

        option        "CornerCoasting"        "0"
        option        "VertTwoFingerScroll"        "0"
        option        "HorizTwoFingerScroll"        "0"

        option        "UpDownScrolling"        "1"
        option        "LeftRightScrolling"        "1"
        option        "UpDownScrollRepeat"        "1"
        option        "LeftRightScrollRepeat"        "1"
        option        "ScrollButtonRepeat"        "100"

        option        "TouchpadOff"            "0"
        option        "GuestMouseOff"            "0"
        option        "LockedDrags"            "0"
        option        "LockedDragTimeout"        "5000"

        option        "RTCornerButton"        "0"
        option        "RBCornerButton"        "0"
        option        "LTCornerButton"        "0"
        option        "CornerButton"            "0"

        #option        "TapButton1"            "1"
        #option        "TapButton2"            "2" #multitouch
        #option        "TapButton3"            "3" #multitouch

        option        "ClickFinger1"            "1"
        option        "ClickFinger2"            "2"
        option        "ClickFinger3"            "0"

        option        "CircularScrolling"        "0"
        option        "CircScrollTrigger"        "0"    
        option        "CircScrollDelta"        "0"

        option        "PalmDetect"            "0"
        option        "PalmMinWidth"            "10"
        option        "PalmMinZ"            "200"

        #option        "CoastingSpeed"            "0"
        #option        "PressureMotionMinZ"        "30"
        #option        "PressureMotionMaxZ"        "160"
        #option        "PressureMotionMinFactor"    "1"
        #option        "PressureMotionMaxFactor"    "1"

        option        "GrabEventDevice"        "1"
        option        "AreaLeftEdge"            "0"
         option        "AreaRightEdge"            "0"
        option        "AreaTopEdge"            "0"
        option        "AreaBottomEdge"        "0"
        option        "JumpyCursorThreshold"        "0"

        option        "VertTwoFingerScroll"        "1"     # multitouch
        option         "HorizTwoFingerScroll"         "1"     # multitouch

    EndSection


    Não consegui o multitouch mas ficou bem "usável".

    ResponderExcluir
  24. olá! fiz sua instalação e ficou ótimo: apenas 78mb ram após o boot. Testado e aprovado! Ps. Tenho uma caixa de som USB da CLONE e ela não funciona. No ALSAMIXER, aparecem as duas, mas aperto F6 para escolher USB AUDIO DEVICE mas nao acontece nada. Vc teria alguma sugestão? Até mais!

    ResponderExcluir
  25.  ricardo pereira,
    Eu não tenho nenhuma caixa USB aqui, mas sei que para as caixas desse tipo funcionarem é necessário que o módulo snd_usb_audio esteja carregado.
    Digite em um terminal o comando:

    $ lsmod

    Veja se existe referência ao snd_usb_audio. Juntamente com o mesmo é carregado o snd_usb_lib. Se nenhum deles estiverem carregado isso pode ser feito com:

    $ sudo modprobre snd_usb_audio

    Aí é só ir no mixer e configurá-lo.

    ResponderExcluir
  26. Valeu pela ajuda, Lex Aleksandre! Com o comando lsmod verifiquei que os módulos já estavam carregados. Porém quando vou no mixer, só sai som no REALTEK (OSS Mixer), que acredito serem os speakers do notebook :/  Eu instalei tb o puse audio, tudo dele, para ver se adiantava ms tb nao deu certo... Por acaso, vc terial alguma ideia do que eu poderia fazer? Nos fóruns eu só encontro informações desconexas...

    Valeu!

    ResponderExcluir
  27. Olá descobri como fazer a caixa usb funcionar: tem que instalar o gnome-volume-control ou gnome-volume-manager (é o mesmo pacote, dependendo da distro!) e aí abre um menu e vc escolhe a placa USB no driver e no output. pronto! deu certo!! Valeu pelas dicas,  Lex Aleksandre!!

    ResponderExcluir
  28.  Que bom que você conseguiu resolver seu problema, @ricardo pereira.

    ResponderExcluir
  29. Gostei muito do tutorial, mas eu fui um dos poucos acraciados com a mensagem: falha em configurar rede via DHCP... Eu uso o NET Virtua em São Paulo. Nem sei como configurar na mão, ele ele pede IP pra isso...

    ResponderExcluir
  30. Instalei como no tuto, mas na hora de desligar, não é habilitado, informa que o x não iniciou com um gerenciador, mas instalei o ligthdm, o que deve ter faltado ?

    ResponderExcluir
  31. Digita no terminal como root:
    dhclient eth0

    ResponderExcluir
  32. ei, otimo artigo, muito bem escrito.


    estou com umas dificuldades aqui,

    usando a instalação via usb, pelo livecd em modo grafico configuro a rede, que é somente wifi, ok, mas durante a instalação nao reconhece a net, porem pulando este detalhe falha a instalação do grub, quando reinicio esta só o grub, se entro pelo live cd e tento reistalar o grub diz que falhou

    ResponderExcluir
  33. Ótimo artigo, só tenho uma dúvida, o wifi não funciona nem por reza, o led do hardware está aceso mas o sistema não idebtifica. É uma realtek 8191. Você poderia me ajudar? Obrigado.

    ResponderExcluir
  34. Certifique-se de estar com os repositórios non-free habilitados e instale os pacotes

    firmware-realtek wireless-tools. Depois reinicie e configure seu wifi.

    ResponderExcluir
  35. Baixei o driver no site da realtek, funcionou. Obrigado.
    Só tenho mais uma dúvida, vc sabe como posso habilitar o indicador visual quando altero o volume, assim como acontece com o brilho?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  36. Raphael T. Trevisan3 de abril de 2013 17:18

    Lex Aleksandre, sabe informar qual o consumo de RAM depois do sistema instalado? Um processador com quantos MHz tu acha necessário pra rodar bem essa instalação?
    Abraço

    ResponderExcluir
  37. O consumo fica na casa dos 110 MHz. Quanto ao processador, conheço um camarada que usava em um Pentium IV.

    ResponderExcluir