sábado, 25 de fevereiro de 2012

Minus: uma alternativa ao Dropbox

Popup na área de notificação
Minus é um serviço gratuito de armazenamento e compartilhamento de imagens e arquivos semelhante ao Dropbox. Seu principal diferencial é o oferecimento de 10 GB iniciais para armazenamento de arquivos (e esse espaço aumenta caso você recomende pessoas através de um Link próprio, Facebook, twitter ou email. Por cada pessoa indicada você ganha 1 GB expansível gratuitamente até 50 GB!), enquanto o Dropbox só oferece 2 GB. 
Você pode criar arquivos públicos e privados para controlar o compartilhamento. Minus suporta documentos PDF, texto, imagem, música e arquivos de vídeo. Suporte para documentos do MS Office, LibreOffice e outros tipos de arquivo está em desenvolvimento. Minus suporta todos os browsers e ainda há aplicações desktop, móvel e plataforma do navegador, tornando mais fácil acessar seus arquivos de qualquer lugar. Também é compatível com sistemas operacionais Linux, Windows e Mac, bem como dispositivos iOS e Android. Downloads e transferências de arquivos são ilimitados. Há algumas limitações, é claro. Você pode fazer upload de quantos arquivos desejar, desde que não sejam maiores que 2 GB e se você ficar dentro dos limites do seu espaço de armazenamento por pasta. Cada pasta só é capaz de armazenar 100 arquivos, mas Minus está trabalhando em uma maneira de aumentar esse limite.

Instalação no Debian Squeeze ou no CrunchBang Linux

A instalação é bastante simples; basta ir até a página de downloads do serviço, que fica aqui, escolher o pacote .deb de acordo com sua arquitetura (32 ou 64 bits) e instalá-lo com o seguinte comando:
$ sudo dpkg -i minus-desktop-tool_i386.deb
Esse pacote tem algumas dependências relacionadas ao libqt, mas você pode solucionar os erros de instalação com esse outro comando:
$ sudo apt-get -f install
Com isso as dependências serão instaladas e o pacote configurado.
Agora é necessário acrescentar o minus desktop na inicialização de cada sessão. No Gnome o caminho é aplicativos > Sistema > Preferências > Sessões. Na janela que abrir, clique em Adicionar e em Comando, coloque "/usr/bin/minus". Clique em OK e marque o item na janela de Sessões para que ele se inicie junto do sistema. Já no XFCE, adicione a entrada Minus em Configurações > Sessão de Inicialização > Início automático de Aplicativos. Em Comando coloque /usr/bin/minus.
Já para os usuários do Openbox (CrunchBang), devemos acrescentar uma entrada para o mesmo no arquivo  .config/openbox/autostart. Acrescente o seguinte código no final do arquivo:
# Autostart the Minus daemon
(sleep 30s && minus) &
Agora, basta reiniciar sua sessão e configurar sua conta para passar a utilizar o serviço.
Box do minus desktop

8 comentários:

  1. Régis Soutello Pessolano25 de fevereiro de 2012 às 23:02

    Estou usando o Minus atualmente. Quando vi que logo depois você entrou também me Surpreendi (O Lex está em todas ahahahahaha). Um dos Melhores sites de Compartilhamento de Arquivos que já vi! Muito Simples e extremamente rápido!! Uma coisa que meu caro Lex não disse é que esse espaço aumenta caso você recomende pessoas pelo seu Link próprio ou pelo Facebook a cada pessoa você ganha 1 Giga expansível gratuitamente até 50!! 

    Ps: Quem desejar me ajudar e aumentar meu espaço se cadastra por esse link: http://min.us/r92KWXL xD Obrigado!!

    ResponderExcluir
  2.  Tens razão, Régis Soutello Pessolano. E essa é uma informação importante. Vou atualizar e acrescentar.

    ResponderExcluir
  3. Olá, grande Lex! Eu segui o seu tutorial sobre como instalar o minus no debian e tudo ocorreu como o esperado. Entretanto, uma coisa está a me incomodar: sempre, quando reinicio o meu laptop, o minus pede a minha senha para se logar. Não há meios para se contornar este impasse? De qualquer forma, muito obrigado pois até aqui você já me ajudou e muito, com vários de seus tutoriais. Um abraço!

    ResponderExcluir
  4.  @9c3003843f01a9522b60ab016b786f8a, isso realmente está meio chato. Em uma versão anterior não havia esse bug. Informei tal problema no fórum deles e estou aguardando resposta. Na versão atual não há nenhum arquivo de configuração. Esse é o problema.

    ResponderExcluir
  5. Seja bem-vindo, Isaias Vasconcelos Aguiar!

    ResponderExcluir
  6. Bem legal. Tá aíi... dei valor!
    Esse eu não conhecia. Agora eu tenho Google Drive, Ubuntu One, Dropbox e Minus! hehehe xD

    ResponderExcluir
  7. Lex Aleksandre eu instalei o Minus aqui no meu ubuntu 64, porém não consigo fazer upload de arquivos a partir da aplicação desktop. Será que a versão para 64bits ainda não é a 1.8?
    Você saberia me dizer qual é o problema? =/

    ResponderExcluir