segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Debian Wheezy é avaliado em 19 Bilhões de dólares

O Debian GNU/ Linux é uma das mais antigas e maiores distribuições de Linux que está disponível gratuitamente. Desde que foi lançada pela primeira vez em 1993, várias pessoas têm analisado seu potencial e tamanho, estimando os custo para produção do projeto.
Na época em que o Debian 2.2 (codinome Potato) ainda era testing, no ano de 2001,  Jesús M. González-Barahona produziu sua famosa análise intitulada "Contando Batatas" e avaliou seus 2800 pacotes de software, distribuídos em 55 milhões de linhas de código fonte, em 1,9 bilhões de dólares.
Atualmente a versão estável é a Squeeze (Debian 6.0), com seus 29000 pacotes. Já a versão testing, Debian Wheezy (Debian 7.0), ainda está com 17.141 pacotes, mas como ele ainda está em desenvolvimento este número mudará bastante ao longo dos próximos meses.
James E. Bromberger (JEB), administrador de sistemas e desenvolvedor open source desde 1990, produziu uma análise do Debian Wheezy e chegou à impressionante cifra de 19 bilhões de dólares. A análise completa você pode encontrar aqui.
O mais interessante de todas essas análises é a possibilidade de comprovarmos a qualidade e eficiência de todos os produtos do projeto Debian em todos esses anos de existência. E que, apesar dessas cifras gigantescas e impressionantes, é bom sabermos que dispomos de tudo isso de forma totalmente gratuita.

7 comentários:

  1. Só espero que rode em todos os computadores, com o Chrome, o FF / Icewasel e outros navegadores sem travar.

    Sempre tive vontade de usar o Debian. No ano passado, tentei exaustivamente, em vão, apesar a ajuda do pessoal do fórum oficial.

    Hoje, só por curiosidade, retornei ao fórum e encontrei dois usuários com o problema básico: travamento de navegadores...

    Houve quem tenha colocado a possibilidade de algum problema com plug ins do Flash ou do Java...

    Ué! Mas tudo não é exaustivamente testado?

    ResponderExcluir
  2.  Alexandre Vianna,
    Sim, tudo é exaustivamente testado no Debian. Esses problemas alegados em navegadores são de origens às mais diversas e não diz respeito ao próprio aplicativo. Há quem utilize extensões mal elaboradas e que causam problemas no navegador. Problemas como esse ocorreria em qualquer sistema operacional, seja ele Unix, Linux, Windows ou Mac.
    Posso te afirmar que não tenho o menor problema com o Iceweacel.

    ResponderExcluir
  3. Debian sem sombra de dúvida é uma das distros mais estáveis, senão a mais, tanto é que adere a novas versões de pacotes com calma, muito recomendada para servidores e casos críticos seja em computadores modestos ou top de linha. No meu caso eu tenho um Pentium 4 ht, 1Gb de Ram e uma GTS250, jogo WoW pelo wine com o compiz ligado e navegador aberto, alem de msn e thunderbird, nunca me travou ou congestionou. Em toda minha vida de usar debian tive apenas 2 travamentos completos do sistema por causa de uma placa de captura de video.

    ResponderExcluir
  4. porque responde a este bruto ?

    ResponderExcluir
  5. Caro Alexandre, creio que tudo isso é uma questão de configuração, o debian, assim como qualquer outro S.O linux, funciona basicamente assim: Você diz o que quer ele faça e ele faz. ;-), porém parametrize corretamente.

    ResponderExcluir
  6. Alexandre,

    Esses problemas com a navegação são solucionados aplicando configurações e instalando plugins, como você disse Flash, Java.

    No início é realmente um pouco complicado mas há muito conteúdo na internet dando suporte a todos níveis de usuários, basta pesquisar.

    ResponderExcluir