sábado, 4 de maio de 2013

Usando endereço único para os repositórios Debian


Para um usuário Linux a escolha dos repositórios para obtenção e manutenção do software que será instalado em seu sistema operacional é um assunto muito importante. Sendo o precursor dos sistemas de empacotamento e gerenciamento de software no Linux, o Debian sempre tem lançado tendências para os demais.

Como os desenvolvedores Debian trabalham simultaneamente com diferentes versões de seu sistema, o oferecimento de repositórios distintos a cada versão é uma prática comum. Oferece-se espelhos de seus repositórios por todos os continentes, e duplicação dos mesmos por vários países. 

Hoje Debian está sendo servido, via http, por cerca de 370 espelhos em todo o mundo, e também está disponível, via ftp, a partir de 330 espelhos. São ao todo 76 países que nos servem com espelhos por todo o mundo. Isso só foi possível graças aos sponsors hosting the mirrors. Somos muitíssimo gratos por todos esses patrocinadores, tantos os atuais como os do passado.

O arquivo /etc/apt/sources.list é o responsável por informar ao gerenciador de pacotes os repositórios que serão utilizados pela distribuição. Essa pode não ser uma tarefa muito fácil para um novato. Mesmo para os "macacos velhos" do Debian, faz-se necessário recorrer a repositórios que estejam mais ágeis para aquele período. Foi com essa intenção que Raphael Geissert disponibilizou o redirecionador de mirros. Esse serviço pretende "resolver o problema da escolha de um espelho Debian, entre outras questões. O redirecionador usa a localização geográfica e a rede do usuário e os espelhos, a arquitetura dos arquivos solicitados, a família de endereços IP, a disponibilidade e a atualização dos espelhos, entre algumas outras coisas. Ele é constantemente melhorado. O resultado: ele seleciona o melhor espelho que pode servir a arquivo".

Isso facilitará bastante na hora de você construir sua sources.list. É até uma boa para quem vai atualizar do Squeeze para o Wheezy, ou mesmo instalar o Wheezy do zero. 

Como usar o redirecionador

Para utilizar o redirecionador, basta substituir as fontes de pacotes configuradas no seu sources.list com o endereço http://http.debian.net/debian. Você pode usá-lo como se fosse um espelho primário Debian: binários, fontes, estável, teste, experimental, etc, são todos suportados. 

Se sua sources.list, por exemplo, está com a seguinte fonte:

deb http://ftp.br.debian.org/debian/ stable main 
deb-src http://ftp.br.debian.org/debian/ stable main

Deixe-a assim:

deb http://http.debian.net/debian stable main
deb-src http://http.debian.net/debian stable main

Para os backports, seria:

http://http.debian.net/debian-backports

E para o Archived releases (archive.debian.org):

http://http.debian.net/debian-archive

Como, provavelmente, você agora instalará o Wheezy, pode deixá-lo com uma única linha mesmo:

deb http://http.debian.net/debian wheezy main

Já durante o processo de instalação do Wheezy, você também pode optar por usá-lo, inserindo manualmente http.debian.net como um espelho HTTP e /debian/ como o caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário