domingo, 10 de março de 2013

Sincronizando Calibre e Kobo eReader no Debian Wheezy


Quem me conhece sabe que minha maior paixão é a leitura. Estou sempre com um livro na mão ou no notebook lendo de tudo. Bom, estava. Depois de muitos problemas com dores na coluna, ombros, braços e mãos, problemas de visão, etc (não por conta dos livros, mas da leitura frequênte através do notebook) resolvi comprar um eReader. Pesquisei bastante, pesei os prós e contras, cheguei a comprar um tablet de 7" baratinho só pra experimentar a leitura e conclui que o melhor é utilizar um dispositivo próprio para essa finalidade. Enfim, comprei um Kobo Glo. E esse gadget tornou-se meu inseparável companheiro de todas as horas. Adeus dores na coluna, ombros, braços, etc; apesar de não poder mais dar jeito com a visão, pelo menos não a canso mais por conta da luminosidade do notebook. A leitura com o Kobo é muito agradável até mesmo sob o sol em um domingo na praia!

Leitores habituados com ebooks sabem que o melhor gerenciador de biblioteca pessoal é o software livre chamado Calibre. Ele é completíssimo. Além de gerenciar com maestria nossa biblioteca, também permite a conversão entre formatos de ebook e sua sincronização com diversos eReaders do mercado. Mas nesse caso veio um certo desgosto. A versão do Calibre disponível para o Debian Wheezy (0.8.51) não reconhecia o meu Kobo, enquanto que a versão do Ubuntu 13.04 (0.9.18) funcionava perfeitamente. Então, o que fazer? Simples, atualizar a versão do Calibre para a existente nos repositórios Sid (que é a mesma do Ubuntu, claro, já que é onde eles pegam tudo mesmo).

Bom, há algumas maneiras de se fazer isso, como acrescentar o repositório do Sid no sources.list do Wheezy, torná-lo misto, etc. Mas como eu não desejava "violar" o padrão do Testing (estou realmente testando-o), resolvi fazer o download e a instalação manuais dos pacotes necessários. No caso do Wheezy, primeiramente instalamos a versão atual dos próprios respositórios:
sudo aptitude install calibre

Depois de o mesmo estar instalado, vamos fazer download dos seguintes pacotes:

Agora procedemos com a instalação dos mesmos com os seguintes comandos na mesma sequência:
sudo dpkg -i calibre-bin_0.9.18+dfsg-1_amd64.deb
sudo dpkg -i  calibre_0.9.18+dfsg-1_all.deb

Pronto, agora basta gerenciar e transferir seus ebooks para seu Kobo e boa leitura!

Observações:
1. O pacote calibre-bin que passei aí é para 64 bits, se o seu for 32 bits deverá pegar este:  calibre-bin;
2. Esses procedimentos, infelizmente, não servem para o Squeeze. Não sei se existe a versão mais atual, por exemplo, nos backports.

6 comentários:

  1. não consigo usar meu kobo glo no ubuntu.
    preciso de ajudar

    ResponderExcluir
  2. Você está usando qual versão do Ubuntu?
    Já instalou o Calibre?
    Se sim, sabe dizer qual a versão do Calibre instalado?

    ResponderExcluir
  3. alguém me ajuda, como se faz para passar os ebooks colhidos grátis na net em epub e pdf e passar para dentro do Kobo ? O meu Kobo é o Gloo alguém me ajuda! Só tou conseguindo ler os comprados na livraria Cultura. Se puderem dar uma força!

    ResponderExcluir
  4. Use o Calibre para transferir seus ebooks para o Kobo, Roger.
    Eu leio os meus sem problema algum.
    Qualquer coisa, utilize um clip de papel e reset seu Kobo pelo orifício próximo ao conector micro usb na parte inferior do dispositivo.

    ResponderExcluir
  5. obrigado por responder! Instalei o Calibre versão 0926, mas onde clico nele para fazer a transferências de ebooks do notebook para o Kobo?Eu compro ebooks mas tenho muitos achados gratis na net e queria botar dentro do Kobo.

    ResponderExcluir
  6. Roger, você precisa organizar sua coleção de ebooks no Calibre. Dê uma lida em http://goo.gl/sfLrN para você ter uma ideia antes.
    Você está usando qual sistema operacional?
    Dá para transferir ebooks para o Kobo até mesmo pelo gerenciador de arquivos.

    ResponderExcluir