Depois de muitos anos produtivos utilizando o GNOME 2.x aprendi a amá-lo e respeitá-lo. Sua simplicidade, eficiência e beleza sempre me atraíram. Fiquei meio avesso quando eles resolveram evoluir quebrando alguns paradigmas do desktop com o atual GNOME Shell, mas depois de algumas semanas utilizando-o diariamente já fiquei totalmente habituado ao mesmo ao ponto de não mais trocá-lo por nada. Quando o Debian Wheezy ainda estava com a sua versão crua 3.2 eu ainda continuei cabreiro, mas na semana passada os repositórios Debian receberam a atualização para a 3.4 dando total utilização às extensões do shell. Agora sim, a imaginação é o limite!
Bom, uma das maiores reclamações de quem tem alguma experiência inicial com o GNOME 3 é sua "dificuldade de configuração". Muitos detalhes de configurações simples do desktop estão escondidos ao usuário comum. Só a Configurações do Sistema não cobre ao anseio que a maioria tem de ficar mudando a cara do seu ambiente de trabalho. Mas sempre atento aos seus usuários, o projeto GNOME desenvolveu o GNOME Tweak Tool, uma ferramenta de configurações avançadas que implementam algumas configurações a mais.
Se você configurou sua sources.list como descrito nesse post, instale-a assim:
sudo aptitude install gnome-tweak-tool
Depois de instalado basta acionar o GNOME’s desktop search e digitar "configurações avançadas" ou mesmo apenas "tweak" para já ter acesso à aplicação.
Com o GNOME Tweak Tool você tem seis opções de configurações:Ambiente de trabalho
Aqui é possível ocultar ou exibir os ícones na área de trabalho. Mas para que eles fiquem visíveis é necessário que você ative antes a primeira opção, Have file manager handle the desktop.
Exibindo ou ocultando ícones no desktop |
Gerenciando as extensões do shell |
Fontes
Todos os ajustes relativos às fontes do sistema são realizados aqui.
Personalizando as fontes. |
Janelas
Aqui é definido o comportamento das ações relativas às janelas.
Modificando o comportamento das janelas. |
Shell
Pequenos ajustes relativos ao painel superior e ações do gerenciamento de energia para notebooks e laptops. Destaco o ítem referente aos botões na barra de título de cada aplicação. Muitos reclamam das aplicações do GNOME Shell terem perdido os botões de minimizar e maximizar; é nessa opção que você pode fazê-los reaparecer.
Domine seu shell. |
Tema
Ajustes do tema utilizado são efetuados nessa opção.
Ajustando o seu tema.\ |
Aproveite bem essa ferramenta que, com certeza, ainda terá o acréssimo de mais funções em versões futuras.
Olá! Estou testanto o gnome shell na minha maquina virtual com a versão do Debian testing (wheezy). Quando instalei ele ficou com a aparência do gnome 2, segui o seu tutorial e instalei o gnome-tweak-tool, porém não tem nenhuma extenção como nos prints que vc colocou no artigo. Você poderia colocar como você instalou essas extenções ?? Obrigado e otimo post.
ResponderExcluir@JilvanX ,
ResponderExcluirSe o seu Debian Wheezy está com a aparência do Gnome 2 é porque ele está no Fullback mode. Isso ocorre quando o hardware instalado não possui aceleração gráfica. Portanto, você não terá a funcionalidade das extensões nesse modo. Se não me engano, caso vocẽ esteja utilizando o VirtualBox, há uma opção para aproveitar a aceleração gráfica do hardware real na máquina virtual. Dê uma olhada nas configurações do VirtualBox quanto a isso e tente rodar o GNOME Shell no modo normal.
Então, eu cheguei a ativar a aceleração 3D no virtualbox e instalar os guest additions e mesmo assim o gnome Shell não funcionou. To pesquisando na net e verifiquei que não é um problema só meu. Você fez a sua instalação em maquina virtual ?
ResponderExcluirBom dia meu amigo, atualizei meu sources.list, e rodei o apt-get update mas no final está ocorrendo erro no repositório, inclusive ontem fiz o procedimento para atualizar para o wheezy e acabou por não atualizar, pois ficou mais de 1 hora resolvendo dependências e nada, qual o tempo normal para o processo??
ResponderExcluir@google-3910a21e36c7f2c79b07d5865c7b9a06:disqus, o tempo para resolução de dependências ao atualizarmos do Squeeze para o Wheezy realmente demora um pouco, principalmente se você instalou muitos aplicativos de repositórios que não sejam oficiais do Debian. Mas passar todo esse tempo é impraticável. Certifique-se de que os repositórios que você colocou para a atualização estão corretos e ativos. Às vezes ocorre de um repositório ficar inativo por algumas horas e o apt-get fica tentando acessá-lo.
ResponderExcluirConsulte nosso posto sobre atualização em http://www.debianmaniaco.blogspot.com.br/2012/04/atualizando-do-squeeze-para-o-wheezy.html