terça-feira, 30 de agosto de 2011

Debian é eleita a melhor distribuição Linux de 2011



Quais são os quesitos que devem ser levados em conta para destacarmos um software dos seus similares? E quando esse software é o sistema operacional?

Você está mais interessado em obter o software mais recente, ou você está mais interessado com a segurança? Você prefere executar um desktop Gnome ou KDE? Você deseja que sua disto escolha para você qual software instalar ou você prefere o prazer de instalar cada um à mão? Em um mundo onde temos mais de 500 distribuições linux para suprir os mais variados gostos e necessidades, há que se definir padrões técnicos para distinguir entre um sistema e outro.

E foi o que fez o pessoal da TuxRadar, pondo na balança as seis distribuições Linux mais populares: Fedora, Mint, Arch, Ubuntu, Debian e OpenSUSE. Foram analisadas detalhadamente questões como facilidade de instalação, customização, performance, segurança e muito mais. A cada quesito avaliado apenas três distros recebiam colocação até chegarmos ao surpreendente resultado na soma total da pontuação. Debian GNU/Linux foi eleita a melhor distribuição Linux de 2011, levando destaque em ítens como Desktop, customização, comunidade, performance e segurança. Ubuntu foi eleita a segunda e Fedora a terceira.

Abaixo um gráfico do resumo estatístico realizado pelo TuxRadar:


Leia todo o artigo em The best Linux distro of 2011!

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Já usei Mandriva, Ubuntu, Slackware, Kubuntu e Fedora. Nenhum chega aos pés do Debian.

    ResponderExcluir
  3. É de se respeitar o Debian e todas as outras distruibuições. Só faço uma critica as distruibuições que não preciso sitar nomes estão cada vez mais deixando o usuário mal acostumado em instalações next, next, next. Acontece algum problema nessas distruibuições os usuários fazem a mesma coisa que o windows formatam e colocam tudo denovo. Salve Gentoo e Slackware

    ResponderExcluir
  4. Uso Ubuntu desde 2009, mais sei que ele deriva do Debian. Podem me mandar um live cd?

    @pedrobesse

    ResponderExcluir
  5. Caro Pedro,

    Obrigado por seu comentário no blog e pelo interesse no Debian. Não tenho como enviar-te uma ISO do live-CD, mas abaixo segue os links de onde você poderá encontrar o live-CD do Debian de acordo com o gerenciador de janelas que você desejar e a plataforma que você utiliza:

    i386
    Gnome - http://cdimage.debian.org/cdimage/release/current-live/i386/iso-hybrid/debian-live-6.0.3-i386-gnome-desktop.iso
    KDE - http://cdimage.debian.org/cdimage/release/current-live/i386/iso-hybrid/debian-live-6.0.3-i386-kde-desktop.iso
    LXDE - http://cdimage.debian.org/cdimage/release/current-live/i386/iso-hybrid/debian-live-6.0.3-i386-lxde-desktop.iso
    XFCE - http://cdimage.debian.org/cdimage/release/current-live/i386/iso-hybrid/debian-live-6.0.3-i386-xfce-desktop.iso

    amd64
    Gnome - http://cdimage.debian.org/cdimage/release/current-live/amd64/iso-hybrid/debian-live-6.0.3-amd64-gnome-desktop.iso
    KDE - http://cdimage.debian.org/cdimage/release/current-live/amd64/iso-hybrid/debian-live-6.0.3-amd64-kde-desktop.iso
    LXDE - http://cdimage.debian.org/cdimage/release/current-live/amd64/iso-hybrid/debian-live-6.0.3-amd64-lxde-desktop.iso
    XFCE - http://cdimage.debian.org/cdimage/release/current-live/amd64/iso-hybrid/debian-live-6.0.3-amd64-xfce-desktop.iso

    Todas essas ISOs oferecem um desktop básico e utilizável. Entretanto, se você puder dispor de uma conexão de boa largura de banda, aconselho-o a fazer o download da ISO DVD que, além de oferecer essas quatro opções aí, ainda trazem vários pacotes que instalará um desktop ainda mais completo. A ISO DVD pode ser encontrada em http://www.debian.org/CD/ mas o link direto para o DVD 1 é: http://cdimage.debian.org/debian-cd/6.0.3/i386/iso-dvd/debian-6.0.3-i386-DVD-1.iso

    ResponderExcluir
  6. E qual é o problema do usuario fazer isto, já que nem todos são ou deveriam ser os "BAMBANS" que certamente voce se julga. E por causa desses "XIITAS" que o linux ainda não ameaça o Windos, como desktop...

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre disse que o problema do Linux sempre foi os caras quererem que só Nerds usassem, por isso sempre as pessoas preferiram o Win ainda que pirata. Com a mudança de visão, o Linux tem grande chances de crescer.

    ResponderExcluir
  8. O Debian tem uma aparência arcaica mas é muito estável. Obs.: Os desenvolvedores poderiam mudar aquele ícone horroroso so Iceweasel e os papéis de parede que parecem ser feitos por uma criança do primario.

    ResponderExcluir