Todo o mundo livre e até mesmo proprietário conhece o poder de gerenciamento de software proporcionado pelo apt-get e seus repositórios. Só no Debian GNU/Linux são mais de 29 mil pacotes. Mesmo assim, sempre há quem queira algo mais e acaba criando seus próprios pacotes e disponibilizando-os em repositórios pessoais. No Ubuntu é muito comum a utilização de repositórios PPA's e até existe o comando add-apt-repository.
Adicionar manualmente tais repositórios em nossa sources.list no Debian Squeeze é perfeitamente possível, desde que respeitada a versão equivalente do Ubuntu. Por exemplo, a versão de repositórios PPA's do Ubuntu para o Squeeze é a Lucid e para o Wheezy é a Oneiric.
Bem, o que temos aqui é um script que usará o mesmo comando nativo do Ubuntu para adicionar o repositório correspondente em nosso Debian. Ele adiciona o PPA do Lucid/Oneiric e faz a aquisição de sua chave gpg para o chaveiro do apt.
O script para o Squeeze encontra-se aqui e para o Wheezy aqui. Salve-o na pasta /usr/sbin (repare que ele está nomeado como .sh para facilitar sua leitura lá no minus).
Fonte: Howto add PPA in debian
O script para o Squeeze encontra-se aqui e para o Wheezy aqui. Salve-o na pasta /usr/sbin (repare que ele está nomeado como .sh para facilitar sua leitura lá no minus).
$ sudo mv add-apt-repository.sh /usr/sbin/add-apt-repositoryNão se esqueça de dar permissão de execução para o mesmo e nem de alterar seu dono e grupo:
$ sudo chmod o+x /usr/sbin/add-apt-repository $ sudo chown root:root /usr/sbin/add-apt-repositoryAgora basta utilizá-lo como utilizaria no Ubuntu:
$ sudo add-apt-repository ppa:ppa-name
Fonte: Howto add PPA in debian
Maravilhoso meu Caro! Tutorial muito mais Simples do que os que vi.
ResponderExcluirBem mais rápido pra fazer.
Agora uma Pequena Pergunta Repositórios Ubuntu Compatíveis com o Debian Sid são os do Oneiric?
Obrigado novamente excelente artigo como sempre! :D
Abraços
Não é bem assim, Régis Soutello Pessolano. Essa correspondência é parcialmente válida em relação ao Stable e o Lucid. Ocorrem casos em que isso pode ser problemático. Os repositórios Ubuntu agora são repositórios próprios e que seguem um desenvolvimento paralelo ao do Debian desde a versão 6.06 LTS. A maioria dos pacotes de uma versão atual do Ubuntu geralmente são correspondentes aos mesmos do testing, mas sempre há alguns similares ao unstable, e muitos outros que seguem um ciclo mais particular.
ResponderExcluirO que você sugere pode ser testado observando a verbose da linha de comando e tendo o devido cuidado.
o ficheiro do script nao existe :\
ResponderExcluir@ZACHARiAS,
ResponderExcluirObrigado por avisar. O link foi devidamente corrigido.
Não pude obter o script, fui no site Fonte e peguei por lá.
ResponderExcluirLinks corrigidos.
ResponderExcluirO script do Debian Wheezy funciona perfeitamente no Mint Debian. Obrigado, me ajudou muito!!
ResponderExcluirOlá amigo, caso futuramente seja lançado uma nova versão depois do weezy, como vou mudar o script?
ResponderExcluirTerá que ver a qual versão do Ubuntu corresponderá essa versão futura do Debian para mudá-la no script.
ResponderExcluirInstalei o Debian dois dias atrás e não sabia nada de como lidar com ele, por que usei muito o Ubuntu e Arch Linux, quanto ao Arch, sempre rolling release, acabei me acostumado com atualizações mais rápidas, isso foi meio que um choque quando comecei a utilizar o Debian, mas com certeza seu blog me ajudará muito :)
ResponderExcluirSeja bem-vindo, @twitter-160402006:disqus!
ResponderExcluir