![]() |
Popup na área de notificação |
Minus é um serviço gratuito de armazenamento e compartilhamento de imagens e arquivos semelhante ao Dropbox. Seu principal diferencial é o oferecimento de 10 GB iniciais para armazenamento de arquivos (e esse espaço aumenta caso você recomende pessoas através de um Link próprio, Facebook, twitter ou email. Por cada pessoa indicada você ganha 1 GB expansível gratuitamente
até 50 GB!), enquanto o Dropbox só oferece 2 GB.
Você pode criar arquivos públicos e privados para controlar o compartilhamento. Minus suporta documentos PDF, texto, imagem, música e arquivos de vídeo. Suporte para documentos do MS Office, LibreOffice e outros tipos de arquivo está em desenvolvimento.
Minus suporta todos os browsers e ainda há aplicações desktop, móvel e
plataforma do navegador, tornando mais fácil acessar seus arquivos de
qualquer lugar. Também é compatível com sistemas operacionais Linux, Windows e Mac, bem como dispositivos iOS e Android. Downloads e transferências de arquivos são ilimitados. Há algumas limitações, é claro.
Você pode fazer upload de quantos arquivos desejar, desde
que não sejam maiores que 2 GB e se você ficar dentro dos limites do seu
espaço de armazenamento por pasta. Cada pasta só é capaz de armazenar 100 arquivos, mas Minus está trabalhando em uma maneira de aumentar esse limite.
Instalação no Debian Squeeze ou no CrunchBang Linux
A instalação é bastante simples; basta ir até a página de downloads do serviço, que fica aqui, escolher o pacote .deb de acordo com sua arquitetura (32 ou 64 bits) e instalá-lo com o seguinte comando:
$ sudo dpkg -i minus-desktop-tool_i386.deb
Esse pacote tem algumas dependências relacionadas ao libqt, mas você pode solucionar os erros de instalação com esse outro comando:
$ sudo apt-get -f install
Com isso as dependências serão instaladas e o pacote configurado.
Agora é necessário acrescentar o minus desktop na inicialização de cada sessão. No Gnome o caminho é aplicativos > Sistema > Preferências > Sessões. Na janela que abrir, clique em Adicionar e em Comando, coloque "/usr/bin/minus". Clique em OK e marque o item na janela de Sessões para que ele se inicie junto do sistema. Já no XFCE, adicione a entrada Minus em Configurações > Sessão de Inicialização > Início automático de Aplicativos. Em Comando coloque /usr/bin/minus.
Já para os usuários do Openbox (CrunchBang), devemos acrescentar uma entrada para o mesmo no arquivo .config/openbox/autostart. Acrescente o seguinte código no final do arquivo:
# Autostart the Minus daemon (sleep 30s && minus) &
Agora, basta reiniciar sua sessão e configurar sua conta para passar a utilizar o serviço.
![]() |
Box do minus desktop |