terça-feira, 13 de novembro de 2012

GNOME Shell focando nos menus touchscreen


Foram publicadas na página do Live GNOME algumas imagens sobre a evolução gráfica que encontraremos nas próximas versões do GNOME 3. O objetivo das mudanças é tornar os aplicativos mais rápidos, leves e simples utilizando os chamados Mega Menus, que são menus suspensos onde é possível acessarmos outros recursos do aplicativo utilizado. Tais mudanças já começam a ser disponibilizadas juntamente com a versão 3.6 para algumas aplicações mas aos poucos alcançarão todo o ambiente. Vê-se claramente a intenção da facilidade de utilização em dispositivos touchscreen. Entretanto, o ponto negativo da utilização desse tipo de menu está no fato de que não podem abrigar sub-menus em árvore, sacrificando assim algumas funcionalidades ou pelo menos o fácil acesso às mesmas.

Segue algumas imagens dos novos mockups:

Mega Menu no Epiphany

Firefox

Eye of GNOME


9 comentários:

  1. Olha vai ser muito interessante quando estiver em produção os Tablets com Gnome Desktop e Plasma Active Desktop!

    ResponderExcluir
  2. Vai ser uma maravilha um tablet com Debian! rsrs

    ResponderExcluir
  3. tive oportunidade de ver esse e outros mockups no ENSL. Eles explicaram que as mudanças seriam gradativas, então vamos ter que "aguentar as pontas" até que o GNOME3 fico totalmente lindo como nas imagens.

    Não esqueço o mockup da calculadora, ele tinha o registro das ultimas expressões ... muito massa!

    ResponderExcluir
  4. http://dailydoseofubuntu.blogspot.com.br/2012/07/yet-another-bunch-of-work-on-gnome.html

    ResponderExcluir
  5. A gCalculator está abandonando o C pelo Vala. Foi totalmente reescrita e estará muito melhor.

    ResponderExcluir
  6. eu pessoalmente não gosto desses menus, pq eu sofro de LER e pra mim quanto menus cliques melhor. no caso desses menus, temos que dar um clique a mais para encontrarmos a função que queremos. eles devia ter feito algo como o menu global da apple ou do unity (a unica coisa que presta no unity :P)

    ResponderExcluir
  7. Dizem que esses super menus vão dar problemas com o submenu, porém se utilizarem a mesma estratégia que o w7 utilizava no seu menu iniciar, isso se resolveria =]

    Eu gostei desses mockups

    ResponderExcluir
  8. Estes mockups são antigos.
    No atual estado de desenvolvimento do GNOME, e na atual filosofia de design, essa arte é totalmente irrelevante. Não esperem algo como isso no GNOME...

    ResponderExcluir