quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Gnome 3.8 contará com módulo que apresentará o desktop ao usuário

Visando ambientar melhor os usuários provindos do sistema Janelas ou mesmo usuários de desktops mais simples, os desenvolvedores do Gnome Shell pretendem adicionar um módulo interativo chamado de Gnome Initial Setup (GIS), possivelmente uma parte no Gnome 3.8 e tudo já devidamente aprimorado para as versões posteriores. 

GIS - Gnome Initial Setup

O módulo de Configuração Inicial (Gnome Initial Setup - GIS) é dividido em duas etapas: assim que o usuário loga-se pela primeira vez lhe é apresentada uma tela para criação de sua conta perguntando-lhe sobre todos seus dados de contato que serão utilizados em todos os aplicativos do sistema, como Gnome Contas Online, Empathy, Evolution, etc. Findando-se essa configuração inicial o GIS questiona o usuário se o mesmo deseja fazer um tour para conhecer o sistema (Welcome Tour). Ao aceitar o novo Guia de Introdução do Gnome será lançado inicializando um vídeo em tela cheia demonstrando as diferentes formas de lançar aplicações, funcionamento do sistema de notificações, comportamentos da área de trabalho, etc. Após esse vídeo introdutório o Yelp entra em cena com todo seu índice de conteúdo, agora com vídeos demonstrativos para aqueles que têm preguiça de ler. O vídeos serão disponibilizados apenas em cinco línguas diferentes, mas todos eles contarão com legendas de acordo com a localização do sistema.

Novo Yelp com conteúdo interativo

Acredita-se que o maior desafio será a tentativa de introduzir os usuários (principalmente usuários Janeleiros) na dinâmica de funcionamento dos espaços de trabalho (Workspaces) já que, mesmo no Gnome 2.x ou mesmo no Unity poucos são os que realmente sabem aproveitar os benefícios desse recurso. No Gnome 3 os espaços de trabalho são cidadãos de primeira classe, sendo o seu recurso mais poderoso e peça chave para desfrutar todo o potencial do mesmo. Muitos dos que reclamam de perca de produtividade no Gnome Shell assim pensam por tentarem utilizar o desktop atual como utilizavam seus antecessores. É aqui que começa a quebra de paradigma do atual Gnome. 

Abaixo temos um exemplo de como poderão ser os vídeos que virão com o GIS:
video

O Gnome Ajuda (Yelp) está sendo totalmente reprojetado e algo como o que vemos a seguir poderá ser sua nova cara.
Gnome Ajuda redesenhado

Infelizmente os usuários do Ubuntu, mint ou qualquer outra distro que utilizam-se do LightDM não poderão beneficiar-se desse módulo pois o mesmo requer o GDM ou GOA.

Você ainda tem dúvidas de que o Gnome Shell poderá atender suas expectativas?