terça-feira, 7 de maio de 2013

Nota de esclarecimento: Usuário sudo no Debian


Desde minha primeira postagem nesse blog que minha intenção sempre foi alcançar pessoas com pouquíssimo contato com Linux, razão pela qual meus posts sempre são diretos e sem qualquer profundidade técnica, quase um roteiro passo a passo. Naquele primeiro post eu tomei a decisão, por questões de praticidade, sempre utilizar a instalação com um usuário com permissão de acesso administrativo, ou usuário sudo. Partindo deste pressuposto, meus comandos sempre utilizam o sudo quando se faz necessário.

Antes do Squeeze, inserir um usuário no grupo sudo exigia uma relativa dificuldade. Mas, a partir do Squeeze, durante o processo de instalação, no momento em que se tenha de definir o administrador do sistema, se deixarmos a senha de root em branco, o usuário padrão acaba sendo configurado no grupo sudo automaticamente.


Sendo assim, para quem lê minhas postagens e se deparar com o sudo nos comandos, saiba que é direcionada para aqueles que optaram por não escolher uma senha de root durante a instalação. Aqueles que optaram por manter o usuário root, tenho certeza, saberá que não precisará utilizar o sudo nos comandos e que, antes de executá-los, deverá está logado como administrador.

Então, por favor, mantenham reprimidas suas críticas quanto a esse fato e até mesmo quanto ao fato de eu preferir o aptitude ao apt-get.

Nenhum comentário:

Postar um comentário