quinta-feira, 14 de março de 2013

Dando um upgrade no Debian Squeeze



É do conhecimento de todos que as versões estáveis do Debian prezam exatamente pela estabilidade e segurança de seu sistema. Por isso mesmo, todo seu conjunto de pacotes são mantidos, durante toda a virgência da stable, em uma mesma versão ocorrendo somente atualizações de correção de segurança e bugs. Entre o congelamento da distribuição ainda no testing até o esgotamento do período da stable pode transcorrer um período próximo dos dois anos e meio. Todo esse tempo no cenário atual da tecnologia significa muita coisa. Para terem uma ideia, o Iceweasel, navegador padrão do Debian, está na versão 3.5.16 no Squeeze, enquanto que, atualmente, ele já está na versão 19 (a mesma versão equivalente do Firefox).

É claro, dispomos de pacotes mais atuais nos repositórios backports e até podemos hibridizar o Debian com repositórios do testing, experimental ou mesmo do Sid. Ainda há, também, a possibilidade de utilizarmos repositório de terceiros, principalmente de distribuições derivadas do Debian em que os seus mantenedores acabam por empacotar pacotes mais recentes para seus sistemas. E é exatamente essa última opção que utilizaremos aqui.

Utilizaremos repositórios da distribuição SolusOS, que é baseada no Debian Stable mantendo toda sua base mas adicionando um conjunto de pacotes mais recentes. Claro, você poderia simplesmente partir para a instalação do próprio SolusOS em seu computador, mas para aqueles que, como eu, não preferem se dispor de seu amado Debian usam os repositórios daquele para atualizar os pacotes deste. Mas vamos aos procedimentos! Estando com o seu Debian Squeeze devidamente instalado, deixe sua /etc/apt/sources.list como esta:
# Debian
deb http://ftp.br.debian.org/debian/ squeeze main contrib non-free
deb http://security.debian.org/ squeeze/updates main contrib non-free
# Debian backports
deb http://backports.debian.org/debian-backports squeeze-backports main contrib non-free
# SolusOS
deb http://packages.solusos.com/ eveline main import upstream non-free
# Debian Mozilla Team
deb http://mozilla.debian.net/ squeeze-backports iceweasel-release
Agora devemos criar o arquivo  /etc/apt/preferences com as seguintes linhas:
# SolusOS Packages
Package: *
Pin: release a=eveline
Pin-Priority: 700
# Debian backports
Package: *
Pin: release a=squeeze-backports
Pin-Priority: 650 
Atualizamos a lista de pacotes e instalamos a chave do apt para o SolusOS:
sudo aptitude update
sudo aptitude install solusos-keyring
Agora aplicamos as atualizações existentes e reiniciamos o sistema:
sudo aptitude safe-upgrade
Muitos pacotes do GNOME serão atualizados, além de diversos outros aplicativos. Entretanto, outras aplicações importantes como o Iceweasel, o LibreOffice, gimp, etc, precisarão de uma atualização manual.

O SoluOS utiliza o Firefox (sempre a versão mais recente) como navegador padrão; você pode até instalá-lo, desde que desinstale o Iceweasel. Mas, desejando apenas ter o Iceweasel para a versão corrente apenas digite:
sudo aptitude install -t squeeze-backports iceweasel
Para atualizar a suíte de escritório, basta digitarmos:
sudo aptitude install libreoffice libreoffice3.6-pt-br libreoffice-l10n-pt-br myspell-pt-br
Que tal instalarmos um kernel mais atual? O time do SolusOS empacotou as versões 3.3, 3.5 e 3.6. Instalemos essa última:
sudo aptitude install linux-image-3.6
Agora reinicie e inicialize por esse kernel.

Editado: Acabei constatando que instalar o último kernel nem sempre é a melhor opção. Pelo menos para o meu caso, o kernel instalado acima deixava meu processador trabalhando a quente, meu bluetooth sequer era reconhecido como existente e minha webcam também. O melhor para o meu hardware é o kernel do próprio backports (linux-image-3.2.0-0.bpo.4-amd64). Fica a dica!

Bom, são muitas as possibilidade de se aproveitar os repositórios do SolusOS. Você poderá inicializar a Central de Aplicativos que foi instalada por padrão e dar uma verificada nas opções. Por exemplo, é possível instalar por ela o Skype, drivers mais recentes da Nvídia, o Deluge bittorrent, os temas faenza e elementary, GnoMenu, Minitube, JDownload, LOVEFiLM e Netflix, Pidgin mais recente, VLC 2.x, e vários outros pacotes que você não encontra no Debian original.

Fonte: http://goo.gl/VRS35

8 comentários:

  1. Outros Pacotes excelentes se encontram no Repositório do SolusOS como o flashplugin-nonfree mais recente compilado e até mesmo o Java da Oracle pode ser baixado fácilmente!

    ResponderExcluir
  2. Jerônimo Medina Madruga19 de março de 2013 às 11:21

    Sobre o Kernel, não seria mais itneressante usar o Liquorix Kernel (http://liquorix.net/)? Eu utilizo a tempos e nunca tive problemas, somente melhora.

    ResponderExcluir
  3. Não faço uso pesado do meu computador que me permita observar alguma diferença em desempenho de quaisquer desses kerneis. O uso desses kerneis pré-compilados só são vantajosos para quem utiliza o hardware para jogos, edição de vídeo, etc. O usuário comum não ganha e nem perde nada com os mesmos!

    ResponderExcluir
  4. poderia fazer isso no wheezy?

    ResponderExcluir
  5. Tutorial 10!!!!


    Vou chegar em casa e fazer!

    ResponderExcluir
  6. Fiz e deu tudo certo.

    Só que no Gnome, no ícone de notificações de atualizações (aquele que fica do lado do relógio), ele fica com um sinal em vermelho, e dá a seguinte mensagem:

    "Um erro ocorreu: por favor, execute o Gerenciador de Pacotes através do menu do botão direito do mouse ou o apt-get em um terminal para ver o que está errado.
    A mensagem de erro foi: 'Erro: marcando a atualização (E:Error, pkgProblemResolver::Resolve generated breakes, this may be caused by held packages.)' Isso geralmente significa que os pacotes instalados possuem dependências não resolvidas."

    Rodei vários comandos com o intuito de resolver dependências quebradas, mas ao que parece, está tudo bem. Ele não dá mensagens de erro e nem nada.

    O que pode ser então?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Lex Aleksandre, segue a parte interessante aí:

    W: Erro GPG: ftp://ftp.br.debian.org squeeze Release: Erro desconhecido executando gpgv
    W: Erro GPG: http://deb-multimedia.org squeeze Release: As assinaturas a seguir não puderam ser verificadas devido à chave pública não estar disponível: NO_PUBKEY 07DC563D1F41B907

    root@raphael-debian:/home/raphael# aptitude safe-upgrade
    Resolvendo dependências...
    Nenhum pacote será instalado, atualizado ou removido.
    0 pacotes atualizados, 0 novos instalados, 0 a serem removidos e 47 não atualizados.
    É preciso obter 0 B de arquivos. Depois do desempacotamento, 0 B serão usados.

    ResponderExcluir
  8. Para resolver o problema da chave do apt, instale:

    sudo aptitude install deb-multimedia-keyring


    Quanto aos 47 pacotes não atualizados, deve haver dependências não resolvidas, provavelmente por falta de algum repositório que as resolva. Se postares sua sources.list dará para se ter uma ideia.

    ResponderExcluir