Alguns
leitores do post anterior ficaram reclamando que eu dei a entender que o
compartilhamento de informações do Dash com a Amazon não daria para ser
desabilitado. Bom, gostaria de deixar bem claro que é possível
desabilitá-lo.
E isso é bastante simples é existem alguns meios de fazer isso. O primeiro e mais simples é clicando aqui para que a Central de Programas do Ubuntu seja aberta exatamente no unity-lens-shopping. Basta você clicar no botão desinstalar do lado direito.
Outra forma mais prática e mais rápida é através do terminal. Para isso basta digitar o seguinte comando:
sudo apt-get remove unity-lens-shopping
Se você desejar que o Dash só realize buscas localmente em seu computador e não pesquise por tudo na Internet também, você pode abrir o app de Privacidade e mudar "Incluir resultados de busca on-line" de ligado para desligado, como na figura abaixo.
Agora, se você ficou revoltado com a posição da Canonical e para onde ela está levando o Ubuntu através do seu Unity, poderá radicalizar e partir para uma distribuição que você julgue mais confiável (recomendo fortemente o Debian). Ainda assim, se ainda deseja continuar no Ubuntu mas resolveu não mais apoiar o Unity, poderá instalar outro ambiente desktop no seu sistema. O GNOME Shell é uma alternativa bem agradável, moderna e semelhante em recursos com o Unity. Mas claro, ainda há o KDE, XFCE, LXDE, etc.
Fonte: EFF
Fonte: EFF