terça-feira, 30 de outubro de 2012

Desativando o espião do seu Ubuntu


Alguns leitores do post anterior ficaram reclamando que eu dei a entender que o compartilhamento de informações do Dash com a Amazon não daria para ser desabilitado. Bom, gostaria de deixar bem claro que é possível  desabilitá-lo.

E isso é bastante simples é existem alguns meios de fazer isso. O primeiro e mais simples é clicando aqui para que a Central de Programas do Ubuntu seja aberta exatamente no unity-lens-shopping. Basta você clicar no botão desinstalar do lado direito.

Outra forma mais prática e mais rápida é através do terminal. Para isso basta digitar o seguinte comando:

sudo apt-get remove unity-lens-shopping
Se você desejar que o Dash  realize buscas localmente em seu computador e não pesquise por tudo na Internet também, você pode abrir o app de Privacidade e mudar "Incluir resultados de busca on-line" de ligado para desligado, como na figura abaixo.


Agora, se você ficou revoltado com a posição da Canonical e para onde ela está levando o Ubuntu através do seu Unity, poderá radicalizar e partir para uma distribuição que você julgue mais confiável (recomendo fortemente o Debian). Ainda assim, se ainda deseja continuar no Ubuntu mas resolveu não mais apoiar o Unity, poderá instalar outro ambiente desktop no seu sistema. O GNOME Shell é uma alternativa bem agradável, moderna e semelhante em recursos com o Unity. Mas claro, ainda há o KDE, XFCE, LXDE, etc.

Fonte: EFF

10 comentários:

  1. No meu ubuntu 12.04 não tem essa bagaça.aparece a seguinte mensagem "Não existe um pacote chamado "unity-lens-shopping" em sua atual fonte de software."

    ResponderExcluir
  2. Esse pacote só passou a vir instalado no Ubutuntu 12.10.

    ResponderExcluir
  3. olá Lex,
    Gostaria de sugerir um post sobre "terminais burros" usando o Debian. Eu estou agarrado lendo sobre isso a 2 dias, mais é muito difícil, trabalhar com uma distribuição com a qual ja estou acostumado como o Debian pode deixar o processo mais fácil.

    ResponderExcluir
  4. Justamente, aqui no meu 12.04 deu: "Impossível encontrar o pacote unity-lens-shopping".

    ResponderExcluir
  5. Anderson Brandão Lustosa31 de outubro de 2012 08:49

    O Linux é personalizável. Não precisam se chatear.

    ResponderExcluir
  6. Qual o tema de icones utilizado no primeiro screenshot?

    ResponderExcluir
  7. Se vai ficar no Ubuntu, recomendo o ambiente gráfico Cinnamon. Bem leve e intuitivo. A distro Mint vem com esse ambiente por padrão.

    ResponderExcluir
  8. Meio antigo não? Ubuntu 10.10,clássico e com o compiz dominando sem a Unity atrapalhando -.-'

    ResponderExcluir