sexta-feira, 29 de junho de 2012

Instalando Debian Squeeze no Dell Inspiron N4050

Debian Squeeze no Dell Inspiron N4050
Quem tem me acompanhado por aqui sabe de meu sofrimento com o maldito notebook da Positivo com o famigerado chip gráfico SiS. Graças a Deus me livrei dessa cruz e agora sou possuidor de um Dell. Bom, assim que o comprei fui logo instalando Debian Wheezy já que antes utilizava o Squeeze no outro notebook. Tudo instalou maravilhosamente perfeito sem qualquer intervenção de minha parte.

Feliz com meu resultado um amigo que mora em Santa Catarina consultou-me se seria uma boa ideia para ele comprar um e instalar o Squeeze já que ele utiliza o GNOME 2.x há anos e não pretende utilizar o GNOME Shell. Eu não contei pipoca e já fui dizendo que ele poderia comprar sem medo que, com toda segurança, o Squeeze instalaria sem problema. E ele confiou em mim! Infelizmente ele teve trabalho. Ou melhor, me transferiu o trabalho, já que eu confiei demais sem antes sequer fazer uma pesquisa pela comunidade Debian. Resultado, como ele não conseguia me relatar corretamente os problemas durante a instalação eu resolvi me colocar em seu mesmo nível de experiência. Detonei meu Wheezy e instalei o Squeeze do zero através de uma iso netinstall gravada em um pendrive. 

Como a iso utilizada foi a netinstall padrão e a partir do Squeeze o Debian ficou completamente livre de qualquer código não-livre, o instalador do Debian não possui o firmware para a placa de rede e nem para a placa wifi, o que inviabilizava completamente a instalação. O próprio instalador identifica o problema e oferece a opção de instalarmos o firmware não-livre através de um pendrive. Proceder dessa forma não é complicado (todas as instrunções estão bem documentadas aqui), mas pensando em tornar a instalação o mais simples possível para o meu amigo, resolvi abortar a instalação e pegar uma iso netinstall já com os firmwares não-livres. A partir de então a instalação ocorreu como qualquer outra.

Mas ao inicializar meu desktop outras surpresas: a versão do versão do kernel do Squeeze não contempla o módulo para o controlador gráfico Intel Sandy Bridge e minha resolução ficou em 1024x768 e sem qualquer aceleração gráfica, meu cartão de áudio não funcionava, as teclas especiais para controle de brilho, áudio, etc também não, gerenciamento de energia idem, assim com o mousepad tinha recursos limitadíssimos. Como sei que não haviam esses problemas no Wheezy resolvi logo instalar um kernel mais recente existente nos backports.

Instalado o novo kernel de cara já obtive a resolução correta para o meu desktop ao reiniciar o X, entretanto notei uma certa perda de performance. Foi aí que lembrei que eu precisava atualizar também o servidor gráfico para a versão mais recente do backports. Para resumir a ópera, segui esses passos:

Adicione no arquivo /etc/apt/sources.list o repositório Debian Backports:
deb http://backports.debian.org/debian-backports squeeze-backports main
Atualize a lista de repositórios e instale os pacotes:
$ sudo aptitude -t squeeze-backports install linux-image-3.2.0-0.bpo.2-amd64 xserver-xorg
Agora é basta reiniciar o sistema e ter tudo funcionando a contento.

9 comentários:

  1. Nem tanto, Marcelo De Queiroz Teixeira. Esse tipo de dificuldade seria comum a qualquer sistema que foi planejado para uma realidade tecnológica e ainda assim se adapta a qualquer outra. Detonei um sistema mais atual (o Wheezy) mas não estou arrependido. Me manterei no Squeeze até sentir que chegou seu tempo. Gosto muito do GNOME 2.x que é plenamente estável, seguro e plenamente conhecido.

    ResponderExcluir
  2. Até entendo Lex, mas até mesmo essa migração será complicada. Quando o wheezy sair, acabou-se o Gnome 2 e eu não acredito muito no MATE... O Trinity não deu em nada, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  3. o gnome, para mim é o 2.x. o actual nao me assiste muito. em todo o caso o squeeze ainda tem pernas para andar. e bem. os BPO são para isso mesmo ;)

    ResponderExcluir
  4. Olá, gostaria de migrar para o Debian, mas não sei bem a diferênça entre wheezy ou Squeeze, e tbm vejo muita gente com dificuldades em instalar o Firefox, e o ambiente para para criação de sites, bom aqui no mint eu apenas faço: sudo apt-get install lamp-server^ e vai numa boa, queria saber como faço isso no Debian, tbm no mint se pode usar o tasksel para ter o apache, mysql etc...

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Rangel,
    Squeeze é a atual versão estável do Debian, e Wheezy é a versão testing que, quando estiver com tudo 100% testado será liberado como estável. Sempre aconselha-se a usar a versão estável, mas posso dizer com certeza absoluta que o Wheezy, que será lançado somente em 2013, está muito mais estável que o Ubuntu 12.10 que será lançado essa semana.
    Quanto aos comando mencionados para instalação de pacotes, fique tranquilo, eles são originários do Debian. Use-os da mesma forma que você usou no Mint.
    Já em relação ao Firefox, por motivos legais, o Debian usa um fork chamado Iceweasel, diferenciando daquele apenas quanto ao ícone. No mais é praticamente o mesmo código.

    ResponderExcluir
  6. Entendi, bacana, mas e se eu quiser add o firefox, tem algo fácil de se fazer? não acho ruim o ice, mas tem addons q já tente nele e não deu certo. Como consigo um sources.list mais completo pro debian? estou no Squeeze.

    ResponderExcluir
  7. Todo e qualquer extensão que funcione em uma versão do Firefox funcionará na mesma versão do Iceweasel. Basta você sempre instalar a versão mais recente do mesmo (veja como em http://debianmaniaco.blogspot.com.br/2012/06/o-lancamento-mais-recente-do-iceweasel.html).
    Mas se você optar por ter o Firefox, então veja esse artigo: http://www.forumdebian.com.br/topico-firefox-12-0

    ResponderExcluir