terça-feira, 30 de agosto de 2011

Debian é eleita a melhor distribuição Linux de 2011



Quais são os quesitos que devem ser levados em conta para destacarmos um software dos seus similares? E quando esse software é o sistema operacional?

Você está mais interessado em obter o software mais recente, ou você está mais interessado com a segurança? Você prefere executar um desktop Gnome ou KDE? Você deseja que sua disto escolha para você qual software instalar ou você prefere o prazer de instalar cada um à mão? Em um mundo onde temos mais de 500 distribuições linux para suprir os mais variados gostos e necessidades, há que se definir padrões técnicos para distinguir entre um sistema e outro.

E foi o que fez o pessoal da TuxRadar, pondo na balança as seis distribuições Linux mais populares: Fedora, Mint, Arch, Ubuntu, Debian e OpenSUSE. Foram analisadas detalhadamente questões como facilidade de instalação, customização, performance, segurança e muito mais. A cada quesito avaliado apenas três distros recebiam colocação até chegarmos ao surpreendente resultado na soma total da pontuação. Debian GNU/Linux foi eleita a melhor distribuição Linux de 2011, levando destaque em ítens como Desktop, customização, comunidade, performance e segurança. Ubuntu foi eleita a segunda e Fedora a terceira.

Abaixo um gráfico do resumo estatístico realizado pelo TuxRadar:


Leia todo o artigo em The best Linux distro of 2011!