segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Wireless Ativo com o Wicd no Debian 6.0


Alguns amigos me informaram que, após procederem à instalação do Debian Squeeze conforme nosso primeiro tutorial, não conseguiram detectar nenhum AP de wireless através do wicd (o aplicativo gestor de redes).
Verificando isso de perto pude ver que a dificuldade estava no fato de não terem configurado o aplicativo para reconhecer sua placa wireless. Sendo assim, esse pequeno post servirá de complemento àquele tutorial.


Habilitando o Wifi


Dê um clique com o botão esquerdo do mouse sobre o ícone do wicd na área de notificação no painel do seu desktop; depois clique no botão Preferences e, na janela que se abre, escolha a aba General Settings. Agora é só adicionar wlan0 na linha Wireless interface. A partir de então as redes wireless serão listadas na janela principal.


Se ainda assim nada for detectado é porque sua placa wireless não é reconhecida como wlan0. Para saber como ela foi detectada digite no terminal:
sudo iwconfig
Para as demais placas de redes deverá surgir a mensagem "no wireless extensions" e para a wifi será "IEEE 802.11bg" com mais algumas informações. Basta apenas substituir pela nomeação correta na janela anterior.

4 comentários:

  1. Não consegui fazer funcionar a rede wireless no debian 6,0. Houve alguma modificação na atualização 6.0.3 no que diz respeito a placas Broadcom 4312?

    ResponderExcluir
  2. Não tenho experiência com a Broadcom 4312, @Gariba Araujo, mas na wiki do fórum Debian há um tutorial para instalá-la: http://goo.gl/SNuCH

    ResponderExcluir
  3. Algum risco para o sistema se eu atualizar o kernel para o 2.6.32-5 ?
    Parece que assim consigo instalar a broadcom 4312.

    ResponderExcluir
  4. A mudança de kernel só afetará aquele hardware que precisa de drivers compilados pelo próprio usuário. Assim, caso você tenha compilado driver para, por exemplo, sua placa de vídeo, ao instalar o novo kernel você terá que compilá-los novamente.
    E tem outra, você instala esse outro kernel e o antigo ainda fica disponível para você como uma opção de boot no grub. Sendo assim, se der algum problema no novo kernel, você pode usar o antigo.

    ResponderExcluir