sábado, 30 de junho de 2012

Instalando Debian com Firmware Não-Livre

A partir do Squeeze o Debian passou a trazer um kernel Linux completamente livre (Free-er). Tal fato reforça e garante a ideologia que prolifera para liberdade do software e evita ameaças terroristas como as desencadeadas pela Microsoft há alguns anos quando acusou o kernel Linux de conter código de sua propriedade. 

Entretanto, isso pode trazer problemas para sua instalação em alguns hardwares mais recentes e que ainda não foram desenvolvidos drivers livres para os mesmos. Para esses casos, o instalador do Debian detectará a necessidade de utilizar firmware não-livre para concluir sua instalação. Temos então duas possibilidades.

A primeira é, de posse da identificação do seu hardware problemático, proceder ao download do pacote do firmware (geralmente um tarball) e disponibilizá-lo em um Pen Drive conectado ao PC. O próprio instalador Debian identificará o firmware (como na figura abaixo) e fará a busca pelo mesmo no pendrive e executar a instalação automaticamente. O link para o download do pacote (desde que identificado) fica em http://cdimage.debian.org/cdimage/unofficial/non-free/firmware/.

Alerta do instalador sobre o firmware não-livre em falta

Mas a alternativa mais fácil e prática é a utilização de uma iso netinstall que já vem com todos os pacotes de firmwares não-livres incluídos. Assim você procede com toda a instalação sem qualquer interferência. As isos podem ser obtidas em: http://cdimage.debian.org/cdimage/unofficial/non-free/cd-including-firmware/.

Referência: Wiki Debian

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Instalando Debian Squeeze no Dell Inspiron N4050

Debian Squeeze no Dell Inspiron N4050
Quem tem me acompanhado por aqui sabe de meu sofrimento com o maldito notebook da Positivo com o famigerado chip gráfico SiS. Graças a Deus me livrei dessa cruz e agora sou possuidor de um Dell. Bom, assim que o comprei fui logo instalando Debian Wheezy já que antes utilizava o Squeeze no outro notebook. Tudo instalou maravilhosamente perfeito sem qualquer intervenção de minha parte.

Feliz com meu resultado um amigo que mora em Santa Catarina consultou-me se seria uma boa ideia para ele comprar um e instalar o Squeeze já que ele utiliza o GNOME 2.x há anos e não pretende utilizar o GNOME Shell. Eu não contei pipoca e já fui dizendo que ele poderia comprar sem medo que, com toda segurança, o Squeeze instalaria sem problema. E ele confiou em mim! Infelizmente ele teve trabalho. Ou melhor, me transferiu o trabalho, já que eu confiei demais sem antes sequer fazer uma pesquisa pela comunidade Debian. Resultado, como ele não conseguia me relatar corretamente os problemas durante a instalação eu resolvi me colocar em seu mesmo nível de experiência. Detonei meu Wheezy e instalei o Squeeze do zero através de uma iso netinstall gravada em um pendrive. 

Como a iso utilizada foi a netinstall padrão e a partir do Squeeze o Debian ficou completamente livre de qualquer código não-livre, o instalador do Debian não possui o firmware para a placa de rede e nem para a placa wifi, o que inviabilizava completamente a instalação. O próprio instalador identifica o problema e oferece a opção de instalarmos o firmware não-livre através de um pendrive. Proceder dessa forma não é complicado (todas as instrunções estão bem documentadas aqui), mas pensando em tornar a instalação o mais simples possível para o meu amigo, resolvi abortar a instalação e pegar uma iso netinstall já com os firmwares não-livres. A partir de então a instalação ocorreu como qualquer outra.

Mas ao inicializar meu desktop outras surpresas: a versão do versão do kernel do Squeeze não contempla o módulo para o controlador gráfico Intel Sandy Bridge e minha resolução ficou em 1024x768 e sem qualquer aceleração gráfica, meu cartão de áudio não funcionava, as teclas especiais para controle de brilho, áudio, etc também não, gerenciamento de energia idem, assim com o mousepad tinha recursos limitadíssimos. Como sei que não haviam esses problemas no Wheezy resolvi logo instalar um kernel mais recente existente nos backports.

Instalado o novo kernel de cara já obtive a resolução correta para o meu desktop ao reiniciar o X, entretanto notei uma certa perda de performance. Foi aí que lembrei que eu precisava atualizar também o servidor gráfico para a versão mais recente do backports. Para resumir a ópera, segui esses passos:

Adicione no arquivo /etc/apt/sources.list o repositório Debian Backports:
deb http://backports.debian.org/debian-backports squeeze-backports main
Atualize a lista de repositórios e instale os pacotes:
$ sudo aptitude -t squeeze-backports install linux-image-3.2.0-0.bpo.2-amd64 xserver-xorg
Agora é basta reiniciar o sistema e ter tudo funcionando a contento.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Debian domina os servidores de arquivos nas nuvens nas pequenas e médias empresas


As pequenas e médias empresas preferem Debian a Red Hat e CentOS para operar seus servidores de arquivo, de acordo com uma pesquisa divulgada segunda-feira pela Symform, provedor de redes de armazenamento nas nuvens.

O levantamento entre 100 empresas com servidores de arquivos com Linux descobriu que 67% usam uma cadeia de distribuição Debian em comparação com 54% com Red Hat e 5% com SUSE. Mas também houve pouca pureza de implantação. Metade das companhias que preferem Debian também relataram executar o Red Hat. E dois terços das pessoas disseram utilizar principalmente Red Hat, também usando o Debian.

Debian dominada especialmente quando se trata de volumes de armazenamento - 63% dos usuários Debian/Ubuntu tinham, pelo menos, 1 Terabyte de dados armazenados em servidores de arquivos contra 46 % que relataram o mesmo volume de dados em servidores Red Hat.

Os resultados dessa pesquisa são similares a um estudo realizado em janeiro pela W3Techs que encontraram Debian como o sistema operacional preferido para servidores web.

Fonte: Linux.com

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Debian Wheezy Sendo Congelado

No dia 13 de maio a versão alpha do instalador do Debian Wheezy estava sendo lançado e time de desenvolvedores estavam incentivando os usuários a testarem-no. Ele trazia muitas novidades, destacando-se o suporte para a arquitetura ARM, autenticação WPA para conexões sem fio, sistema de arquivo padrão em ext4 e incluído o suporte para o Btrfs para a partição de boot assim com a escolha da série 3.2 para o kernel com suporte de correções para um prazo mais extenso, de no mínimo dois anos. 

De lá pra cá muitas novidades ocorreram, muitos softwares foram adicionados à base do sistema e vários bugs foram corrigidos. O Wheezy já está em um estágio confiável e já está na hora de colocá-lo no freezer. E foi o que anunciou Neil McGovern, do Debian Release Team, marcando o congelamento da mesma para o dia 30 de junho. A partir de então, o projeto Debian irá parar a migração automática de pacotes da área instável (unstable) para área de teste (testing) e nenhuma grande mudança será integrada dentro da distribuição e o trabalho será focado na correção de erros (bugs). O processo de congelamento será gradual, como ocorreu com o Squeeze, e caso os desenvolvedores precisem atualizar algum pacote, o time de lançamento irá adotar uma política mais flexível nos primeiros estágios.

O lançamento do Debian GNU/Linux 7 esta agendado para o início de 2013. Minha ansiedade está a mil!

sábado, 23 de junho de 2012

O Tema Padrão do Debian Wheezy

No dia 13 de fevereiro deste ano foi aberto o "Wheezy artwork contest: call for proposals" para escolha de qual seria a próxima aparência do Debian 7. O look and feel de cada distribuição é parte da identidade da mesma perante seu público e, quase sempre, mantem-se um padrão de cores a cada versão disponibilizada. A temática do Debian sempre é o azul claro, assim como o Ubuntu opta por cores marrons escuras, o Fedora por azul escuro, o openSUSE pelo verde e o Mint por verde e cinza.

Na versão estável atual, a Squeeze, houve o mesmo concurso e o tema escolhido foi o SpaceFun, de Valessio Brito. Mas para a Wheezy, conforme anunciado em lists.debian.org o tema escolhido foi o Joy de Adrien Aubourg. Confiram as imagens:

Imagem de fundo do Grub

Arte do instalador do Debian Wheezy

Imagem de fundo do Syslinux/isolinux

Arte do Plymouth

Arte do GDM

O wallpaper

E então, gostaram?