quinta-feira, 24 de maio de 2012

Instalando Extensões no GNOME Shell

O GNOME sempre foi conhecido por sua elegância e simplicidade quanto aos seus recursos de configuração por parte do usuário final. Mas atualmente, no GNOME Shell, o que mais tem recebido críticas tem sido seu minimalismo quando se faz necessário mudar alguma coisa no ambiente. Isso à primeira vista, pois todo seu ambiente foi projetado para trabalhar com extensões. Mas o que são essas extensões? De acordo com o site do GNOME:

"O projeto GNOME Shell extension foi concebido para proporcionar um alto nível de poder para as partes da interface do GNOME gerenciados pelo shell, tais como gerenciamento de janelas e lançamento de aplicação. Ela simplesmente roda em Java Script e CSS. Isso dá aos desenvolvedores uma maneira de fazer diversos tipos de alterações e compartilhar as alterações com os outros, sem ter que corrigir o código fonte original e recompilá-lo, e de alguma forma distribuir o código corrigido."

Em outras palavras, "extensões do GNOME Shell são pequenos pedaços de código escritos por desenvolvedores de terceiros que modificam a forma como GNOME funciona (Se você está familiarizado com as extensões do Chrome ou do Firefox, as extensões do GNOME Shell são semelhantes a elas)". Uma extensão do GNOME Shell pode ser usada para alterar a funcionalidade existente do GNOME Shell ou para fornecer funcionalidade adicional.

Mas como instalar uma extensão em nossa distribuição?

Se você leu nosso post sobre o  GNOME Tweak Tool perceberá que ferramenta há uma opção para gerenciar as extensões do shell. Como você ainda não instalou nenhuma extensão a sua estará como na figura abaixo:
Gerenciamento de extensões
Há duas formas confiáveis: instalando um pacote de extensões de sua própria distribuição (que estão nos repositórios) ou instalando uma extensão a partir do site de extensões do GNOME. Outra forma seria manualmente através do próprio GNOME Tweak Tool, desde que você tenha certeza da origem da extensão (não abordarei essa forma aqui).
No Debian Wheezy você instala o pacote de extensões com o seguinte comando: 
$ sudo aptitude install gnome-shell-extensions

Se você for tentar gerenciá-las nesses momento pelo GNOME Tweak Tool observará que nada aconteceu. É necessário reiniciar o shell; para isso segure a tecla ALT enquanto pressiona a tecla F2; no box lançador de aplicações digite apenas a letra "r" (sem as aspas).
Box lançador de aplicações
Agora você notará que um conjunto de extensões estão instaladas.
Extensões instaladas
Ao todo são instaladas trezes extensões com esse pacote. Não perderei tempo mencionando uma a uma, mas adianto que você ativa ou desativa cada uma apenas mudando a posição da chave correspondente no GNOME Tweak Tool. Você pode fuçar sem medo; se não gostar do resultado só terá de desabilitar a extensão correspondente. Algumas delas você terá de reiniciar o shell, como fizemos acima, para que elas funcionem; outras já funcionam assim que você as ativa.
Outra forma de instalar extensões é através do site oficial de Extensões do GNOME. Nesse caso, basta abrir qualquer navegador, visitar a página e ativar a chave correspondente à extensão que você deseja instalar. Basta aceitar sua instalação e pronto!
Página de extensões
Qualquer extensão instalada pelo site também é gerenciada pelo GNOME Tweak Tool ou pelo próprio site. Também é pelo site que você pode desinstalá-la no link "Installed extensions", bastando clicar no "x" ao lado de cada descrição da extensão. As extensões instaladas dos repositórios não podem ser desinstaladas pelo site, apenas ativadas ou desativadas.
Gerenciando extensões instaladas pelo site
Aconselho a experimentarem Coverflow Alt-Tab, Frippery Shut Down Menu e Remove User Name, só pra iniciarem. Mas eu estou utilizando muitas delas.
Com as extensões inúmeras são as possibilidades para o nosso sistema!

domingo, 20 de maio de 2012

Pousando no Planeta Debian Brasil




É com satisfação que noticio que a partir de agora o Debian Maníaco está agregado ao Planeta Debian Brasil. Meus agradecimentos à toda equipe do Planeta, em especial ao faw por me permitir ampliar o alcance do que devolvo à toda a comunidade open source, em particular, à comunidade Debian.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

O lançamento mais recente do Iceweasel em seu Debian Wheezy

Iceweasel 12 no Wheezy
Atualmente está disponível nos repositórios de Debian Wheezy o Iceweasel 10, enquanto que a versão liberada pela Mozilla para o seu Firefox é a 12. Bom, a versão que vem com o Wheezy não tem nenhum problema e tem todas as garantias e suportes do time de segurança Debian, mas algumas melhorias e tecnologias que a Mozilla oferece a cada versão liberada deixam de ser aproveitadas.
Não há nenhum repositório backport no Wheezy que encontremos essa versão do Iceweasel disponível, por isso teremos de acrescentar um repositório experimental para termos a última versão desse browser. Não se preocupe com isso pois o apt-get é um gerenciador poderoso e não quebrará seu sistema. Ele sempre instalará somente pacotes provindos dos repositórios da versão que você está usando. Para instalar pacotes de outras versões, como o experimental, temos de acrescentar parâmetros ao apt-get.
Primeiramente adicionemos o repositório experimental em nosso /etc/apt/sources.list:
deb http://ftp.br.debian.org/debian experimental main
Agora devemos atualizar nossa lista de pacotes e instalar o navegador usando os parâmetros corretos:
sudo aptitude update
sudo aptitude install -t experimental iceweasel
A seguinte mensagem será exibida no terminal:
lex@debian-laptop:~$ sudo aptitude install -t experimental iceweasel
Os NOVOS pacotes a seguir serão instalados:  
  libmozjs12d{a} xulrunner-12.0{a} 
Os pacotes a seguir serão REMOVIDOS:
  xulrunner-10.0{u} 
Os pacotes a seguir serão atualizados:
  iceweasel 
1 pacotes atualizados, 2 novos instalados, 1 a serem removidos e 85 não atualizados.
É preciso obter 16,2 MB de arquivos. Depois do desempacotamento, 5.742 kB serão usados.
Os pacotes a seguir possuem dependências não satisfeitas:
 iceweasel-l10n-pt-br : Depende: iceweasel (< 10.0.4esr-2.1~) mas 12.0-6 será instalado.
As seguintes ações resolverão estas dependências:

     Remover os pacotes a seguir:                                      
1)     iceweasel-l10n-pt-br                                            

     Manter as seguintes dependências não resolvidas:                  
2)     task-brazilian-portuguese-desktop recomenda iceweasel-l10n-pt-br


Aceitar esta solução? [Y/n/q/?]

Os NOVOS pacotes a seguir serão instalados:
  libmozjs12d{a} xulrunner-12.0{a} 
Os pacotes a seguir serão REMOVIDOS:
  iceweasel-l10n-pt-br{a} xulrunner-10.0{u} 
Os pacotes a seguir serão atualizados:
  iceweasel 
1 pacotes atualizados, 2 novos instalados, 2 a serem removidos e 84 não atualizados.
É preciso obter 16,2 MB de arquivos. Depois do desempacotamento, 5.309 kB serão usados.
Você deseja continuar? [Y/n/?]
Como você pode perceber, o pacote de localização do seu browser foi desinstalado e não existe nos repositórios nenhum substituto para essa versão. Precisamos, então, instalar uma extensão que o localizará para a nossa língua. Essa extensão pode ser baixada no site de complementos nesse link.

sábado, 12 de maio de 2012

Personalizando o GNOME Shell


Depois de muitos anos produtivos utilizando o GNOME 2.x aprendi a amá-lo e respeitá-lo. Sua simplicidade, eficiência e beleza sempre me atraíram. Fiquei meio avesso quando eles resolveram evoluir quebrando alguns paradigmas do desktop com o atual GNOME Shell, mas depois de algumas semanas utilizando-o diariamente já fiquei totalmente habituado ao mesmo ao ponto de não mais trocá-lo por nada. Quando o Debian Wheezy ainda estava com a sua versão crua 3.2 eu ainda continuei cabreiro, mas na semana passada os repositórios Debian receberam a atualização para a 3.4 dando total utilização às extensões do shell. Agora sim, a imaginação é o limite!
Bom, uma das maiores reclamações de quem tem alguma experiência inicial com o GNOME 3 é sua "dificuldade de configuração". Muitos detalhes de configurações simples do desktop estão escondidos ao usuário comum. Só a Configurações do Sistema não cobre ao anseio que a maioria tem de ficar mudando a cara do seu ambiente de trabalho. Mas sempre atento aos seus usuários, o projeto GNOME desenvolveu o GNOME Tweak Tool, uma ferramenta de configurações avançadas que implementam algumas configurações a mais.
Se você configurou sua sources.list como descrito nesse post, instale-a assim:
sudo aptitude install gnome-tweak-tool
Depois de instalado basta acionar o GNOME’s desktop search e digitar "configurações avançadas" ou mesmo apenas "tweak" para já ter acesso à aplicação.
Com o GNOME Tweak Tool você tem seis opções de configurações:

Ambiente de trabalho

Aqui é possível ocultar ou exibir os ícones na área de trabalho. Mas para que eles fiquem visíveis é necessário que você ative antes a primeira opção, Have file manager handle the desktop

Exibindo ou ocultando ícones no desktop
 Extensões do shell

Um dos carros chefes do GNOME 3 é a possibilidade de adicionarmos funções ao mesmo como faríamos, por exemplo, com o Firefox. Basta visitarmos o site de extensões e com apenas um clique adicionarmos o que desejamos. Todas as extensões instaladas ficarão visíveis aqui. Em um post futuro falarei um pouco mais sobre esse assunto.

Gerenciando as extensões do shell

Fontes

Todos os ajustes relativos às fontes do sistema são realizados aqui.

Personalizando as fontes.

Janelas

Aqui é definido o comportamento das ações relativas às janelas.

Modificando o comportamento das janelas.

Shell

Pequenos ajustes relativos ao painel superior e ações do gerenciamento de energia para notebooks e laptops. Destaco o ítem referente aos botões na barra de título de cada aplicação. Muitos reclamam das aplicações do GNOME Shell terem perdido os botões de minimizar e maximizar; é nessa opção que você pode fazê-los reaparecer.


Domine seu shell.

Tema

Ajustes do tema utilizado são efetuados nessa opção.

Ajustando o seu tema.\

Aproveite bem essa ferramenta que, com certeza, ainda terá o acréssimo de mais funções em versões futuras.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Novo Gimp 2.8 no Debian Squeeze/Wheezy

Gimp 2.8 no Debian Wheezy
Uma das notícias mais comentadas no universo open source essa semana foi o lançamento oficial da nova versão do Gimp (2.8). A nova versão traz o tão esperado modo de janela única (opcional, você ainda pode usar várias janelas), bem como alguns outros novos recursos, como na tela de edição de texto, janelas multi-coluna doca, um novo conjunto de pincéis e muitos outros recursos e melhorias.
Como esperado, o pessoal do Ubuntu já disponibilizaram repositório PPA para suas versões. Sendo assim, vamos aproveitar esse repositório para instalá-lo no Debian (Squeeze ou Wheezy).
Quem está utilizando o nosso script para adicionar PPA no Debian (veja aqui), basta digitar em um terminal os comandos que se seguem que seu gimp será atualizado.

$ sudo add-apt-repository ppa:otto-kesselgulasch/gimp
$ sudo aptitude update
$ sudo aptitude safe-upgrade

Ao iniciar o Gimp pela primeira vez você notará que ele ainda está no modo várias janelas. Para fazê-lo utilizar o modo janela única você deve ir no menu Janelas e marcar a opção Modo janela única. Você ainda pode ganhar mais espaço marcando a opção Esconder docas e utilizando a tecla Tab.