quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Debian Squeeze Será Lançado em Fevereiro



Segundo Neil McGovern, o lançamento da Debian Squeeze deverá ocorrer entre os dias 5 e 6 de fevereiro. Essa foi sua declaração na lista de desenvolvedores Debian. Todos os desenvolvedores estão trabalhando a todo vapor e prometem que a Debian Squeeze será a melhor release de todos os tempos.
Aguardo com ansiedade! :)

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Wireless Ativo com o Wicd no Debian 6.0


Alguns amigos me informaram que, após procederem à instalação do Debian Squeeze conforme nosso primeiro tutorial, não conseguiram detectar nenhum AP de wireless através do wicd (o aplicativo gestor de redes).
Verificando isso de perto pude ver que a dificuldade estava no fato de não terem configurado o aplicativo para reconhecer sua placa wireless. Sendo assim, esse pequeno post servirá de complemento àquele tutorial.


Habilitando o Wifi


Dê um clique com o botão esquerdo do mouse sobre o ícone do wicd na área de notificação no painel do seu desktop; depois clique no botão Preferences e, na janela que se abre, escolha a aba General Settings. Agora é só adicionar wlan0 na linha Wireless interface. A partir de então as redes wireless serão listadas na janela principal.


Se ainda assim nada for detectado é porque sua placa wireless não é reconhecida como wlan0. Para saber como ela foi detectada digite no terminal:
sudo iwconfig
Para as demais placas de redes deverá surgir a mensagem "no wireless extensions" e para a wifi será "IEEE 802.11bg" com mais algumas informações. Basta apenas substituir pela nomeação correta na janela anterior.

Chip Gráfico SiS 771/671 no Debian 6.0 - Driver Vesa



Você é um (in)feliz possuidor de computador com hardware SiS, incluindo o chip gráfico, e, ao seguir nossa publicação anterior, deparou-se com seu desktop em uma tela com resolução de 800x600 pixels ao inicializar o sistema? Então você está no meu time.
Apresento aqui uma solução razoável para você obter uma resolução eficiente de 1280x768 pixels. Existe outra solução, que é a utilização de um driver compilado do antigo suporte do Thomas Winischhofer, mas a utilizada aqui é mais prática e rápida. Em um outro post abordaremos os procedimentos para essa outra solução.
Utilizaremos o driver vesa do próprio X.org com a configuração mais apropriada do arquivo /etc/X11/xorg.conf. Mas vamos aos procedimentos!

Identificando Seu Hardware

Seu você se deparou com uma tela de 800x600 e não sabe se seu micro utiliza o chip gráfico SiS 761/671, digite o seguinte comando no terminal:
lspci | grep VGA
Se o seu hardware for o mencionado, deve obter o seguinte resultado:
01:00.0 VGA compatible controller: Silicon Integrated Systems [SiS] 771/671 PCIE VGA Display Adapter (rev 10)
Se for assim, vamos configurar o arquivo /etc/X11/xorg.conf da forma adequada.

Criando e Configurando o xorg.conf

Nas versões atuais do servidor gráfico o arquivo /etc/X11/xorg.conf não é criado durante a instalação. Então vamos gerá-lo com o seguinte comando:
sudo touch /etc/X11/xorg.conf
Após isso acrescentaremos o seguinte conteúdo ao mesmo:

# xorg.conf (X.Org X Window System server configuration file)


Section "Device"
Identifier "Configured Video Device"
Driver "vesa"
EndSection

Section "Monitor"
Identifier "Configured Monitor"
HorizSync 30 - 63
VertRefresh 50 - 75
EndSection

Para incluir tudo isso aí basta abrir o aquivo que criamos no mousepad, copiar esse conteúdo e colá-lo:
sudo mousepad /etc/X11/xorg.conf
Agora, reinicalize seu sistema e veja se a resolução desejada foi obtida. Caso contrário, vá no menu do xfce, no submenu Settings, ítem Display e ajuste à resolução pretendida e reinicialize novamente.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Instalando Debian 6.0 + Xfce em Netbooks, Laptops ou Micros Antigos


Olá, a todos!
Hoje demonstrarei como instalar o novíssimo Debian Squeeze (ou simplesmente Debian 6.0) em máquinas com hardware limitado, como pcs antigos, netbooks ou alguns laptops.
Sempre fui usuário do Gnome e considero-o um ambiente de trabalho fantástico. Entretanto, como ainda possuo um velho PC Pentium 4 de 512 MB de RAM como desktop em casa (pra despistar meus sobrinhos) e um notebook Positivo Mobile, optei por usar a mesma distribuição Linux e o mesmo gerenciador de janelas nas duas máquinas. Cheguei a experimentar Fluxbox, Enlightenment e Lxde, mas o que considerei mais prático e tão completo como o Gnome foi o Xfce.
Instalaremos o Debian do zero, ou seja, faremos o download da iso netinstall (188MB) ou business card (44MB), que permitem obtermos um sistema Debian básico (sem servidor gráfico e sem gerenciador de janelas - apenas linha de commando). A partir daí instalaremos cada pacote necessário para um ambiente enxuto e leve.


Botando a Mão na Massa


Baixe a iso no site do Debian Installer. Como disse, escolha a netinst i386 ou a business card i386 e tratem de gravá-la na mídia adequada (suponho que saibam fazer tal façanha. rsrs).
Recomendo que você ligue sua máquina à uma conexão à internet com fio pois pode ocorrer da sua placa wireless não ser reconhecida pelo instalador (algo bem raro de ocorrer). Usando a mídia já com a iso gravada, inicialize seu computador, configure idioma, teclado, nomes de host e usuário e senhas. Não detalharei porquê suponho que seja intuitivo para você. Quando chegar na tela de Seleção de Software, desmarque a opção de instalar o Ambiente Desktop.




Nesta tela, use a barra de espaço para desmarcar o Ambiente Desktop. Deixe marcado apenas a opção Laptop e Ambiente Básico.
Prossiga com a instalação até o final onde obteremos essa tela:



Remova a mídia de instalação e reinicie o sistema.


Do Terminal para o Desktop


Obtendo Super Poderes


Atualizado


Os procedimentos descritos abaixo podem ser substituídos simplesmente não colocando a senha do usuário root ainda durante a instalação (deixando-a em branco). Isso automaticamente determinará que o seu usuário seja inserido no grupo sudo, passando a ter o status de administrador do sistema. Veja a figura abaixo! 




Agora procederemos à instalação do restante do sistema. Resolvi adotar a forma de gerenciamento do sistema utilizado pelo Xubuntu em que o usuário tem a possibilidade de executar ações com privilégios de superusuário através do sudo. Então, depois de logado com seu usuário comum e depois passar a ser usuário root (bastando pra isso digitar su) digite o seguinte no prompt:
aptitude install sudo

Agora vamos incluir seu usuário no grupo sudo com a ajudo do visudo. Digite no prompt:
visudo
O arquivo /etc/sudoers será aberto para edição. Procure pelas seguintes linhas:
# User privilege specification
root ALL=(ALL) ALL

Abaixo delas acrescente seu usuário, ficando assim:
# User privilege specification
root ALL=(ALL) ALL
debianmaniaco ALL=(ALL) ALL

Salve o arquivo com CTRL+O e feche-o com CTRL+X.
Agora faça logout da conta root com CTRL+D para retornar ao seu usuário normal.
Agora vamos definir o sudo como principal modo de usuário para que, ao lançarmos aplicativos que antes necessitavam da senha do root para serem usados, passem a pedir a sua senha de usuário. Digite no terminal:
gconftool -s --type bool /apps/gksu/sudo-mode true
Servidor Gráfico


Intalaremos primeiramente o servidor gráfico (xorg.org):
sudo aptitude install xserver-xorg xorg xfonts-base xfonts-100dpi xfonts-75dpi xfonts-scalable
Audio


Para fazer nosso sistema falar, instalaremos os componentes básicos:
sudo aptitude install alsa-base alsa-utils linux-sound-base alsa-oss oss-compat
O Ambiente de Trabalho: Xfce


Procedemos com a instalação do ambiente de trabalho básico (Xfce), gerenciador de login (gdm), um aplicativo gerenciador de rede (cabeada e wifi) e o emulador de terminal do xfce.
sudo aptitude install xfce4 gdm wicd xfce4-terminal
Para que o Xfce ficasse bem completo poderíamos ter acrescentado o pacote xfce4-goodies, mas ele instala alguns aplicativos não tão bons (ao menos para mim) e realiza algumas configurações que não me agradam. Por isso escolheremos os pacotes desejados com:
sudo aptitude install iceweasel gpicview mousepad evince xfce4-genmon-plugin xfce4-xkb-plugin xarchiver libburn4 xfce4-verve-plugin libtagc0 xfce4-cpufreq-plugin libxmlrpc-c3 xfce4-taskmanager xfce4-mailwatch-plugin xfce4-notes-plugin xfce4-battery-plugin xfce4-netload-plugin thunar-archive-plugin xfce4-wavelan-plugin lm-sensors xfce4-systemload-plugin thunar-media-tags-plugin xfce4-diskperf-plugin xfce4-fsguard-plugin xfce4-cpugraph-plugin xfce4-datetime-plugin xfce4-artwork xfce4-smartbookmark-plugin xfce4-power-manager xfce4-power-manager-data xfce4-power-manager-plugins xfce4-quicklauncher-plugin libisofs6 xfce4-mount-plugin xfburn xfce4-sensors-plugin xfce4-screenshooter xfce4-clipman xfce4-places-plugin xfce4-clipman-plugin xfce4-dict libsensors4 xfce4-notifyd galculator

O xfce4-goodies instalaria o visualizador de imagens risetto e nós o substituimos por um bem melhor (gpicview). Também não teríamos um navegador (IceaselFirefox). Outros acréscimos: um editor de textos, visualizador de imagens, gerenciador de energia, plugins, sensores do sistema (cpu, temperatura, etc) e o sistema de notificação do Xfce, entre outros. 


Deixando o Sistema Bonito


Para aqueles que gostam de ficar enfeitando o desktop, vamos instalar alguns temas básicos, ícones e cursores:
sudo aptitude install dmz-cursor-theme gnome-icon-theme gtk2-engines-murrine

Mudando os Repositórios Debian


Para seguirmos instalando mais aplicativos ao nosso sistema, teremos que transformar nossa source.list, adicionando o contrib non-free em cada uma de suas linhas. Então, digite no terminal:
sudo nano /etc/apt/sources.list

Voce pode apagar todas as linhas relacionadas aos repositórios e trocá-las por essas:
#mirros oficiais
deb ftp://ftp.br.debian.org/debian/ squeeze main contrib non-free
deb-src ftp://ftp.br.debian.org/debian/ squeeze main contrib non-free

#mirros de segurança
deb http://ftp.br.debian.org/debian-security/ squeeze/updates main contrib non-free
deb-src http://ftp.br.debian.org/debian-security/ squeeze/updates main contrib non-free


Agora vamos atualizar os repositórios com:
sudo aptitude update

E prossigamos com o restante da instalação:


Utilitários:


Para sermos capaz de ler e escrever em sistemas FAT, particionarmos e formatarmos discos e pendrivers, compactarmos e descompactarmos arquivos nas mais diversas versões, monitorarmos os discos, o status da bateria e rede elétrica, instalaremos:
sudo aptitude install dosfstools gparted rar unrar zip unzip smartmontools laptop-mode-tools

Bluetooth:


Você precisa utilizar o bluetooth, então instale o blueman, que gerencia os dispositivos dessa tecnologia:
sudo aptitude install blueman

Complementando o Sistema


Nosso sistema não seria completo se não pudéssmos ver vídeos, ouvir música, conversar com os amigos. Então instalaremos um programa de mensagens instantânea (Pidgin), um processador de textos (Abiword), um player de vídeo e outro de música, um programa de manipulação de imagens (gimp), um utilitário de pesquisa no desktop (catfish), um cliente de torrent e outro de IRC.
sudo aptitude install pidgin pidgin-libnotify pidgin-otr parole gmusicbrowser cheese gimp abiword catfish transmission xchat

Bom, isso aqui já está se alongando por demais! Reinicie seu sistema e veja-o com outros olhos.
sudo reboot




Em outros posts eu darei mais dicas para tornar seu desktop mais completo. Até breve!

sábado, 1 de janeiro de 2011

Hello, world!


Olá, a todos!
Bem vindos ao Debian Maníaco!
Não, não somos pertencentes a nenhuma seita de adoradores de satã ou um grupo desses "lelés da cuca". rsrs. Nosso interesse é o software livre e o sistema operacional GNU/Debian, ou simplesmente Debian. Mas claro que não nos bitolaremos apenas a esse universo e, como bom observadores do mundo que nos cerca, meteremos o bedelho em várias outras áreas e circunstâncias.
Esse blog não tem pretensão a nada, tratando-se apenas de um bloco de notas onde rascunharemos nossas experiências, ideias e opiniões acerca do universo do open source. Claro que, se assim desejarem, suas opiniões acerca das que expomos serão sempre bem-vindas.
A todos, um excelente 2011!